Destaque

Piauí inteiro tem alertas de chuvas intensas para os próximos dias

Os 224 municípios piauienses estão em alerta pela ocorrência de chuvas intensas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, nesta quinta-feira (22), dois avisos que preveem volumes maiores na região Sudoeste do Piauí, atingindo municípios como Corrente, Uruçuí, Bom Jesus e Gilbués.

O alerta laranja (perigo) do INMET prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Chuvas devem atingir todo o Piauí, com maior intensidade ao sul do estado | FOTO: Reprodução/INMET
Chuvas devem atingir todo o Piauí, com maior intensidade ao sul do estado | FOTO: Reprodução/INMET

Nas regiões Norte, Centro-Norte e Sudeste, a previsão é de volumes em torno de 20 mm/h, podendo alcançar 50mm em 24 horas. O alerta amarelo (perigo potencial) emitido pelo INMET engloba municípios como Parnaíba, São João do Piauí, Teresina e Picos.

Os dois avisos são válidos até as 10h desta sexta-feira (23), quando são atualizados pelo Instituto, contudo, de acordo com a previsão para os próximos dias, as pancadas de chuvas devem continuar atingindo quase todo o estado.

Previsão para o final de semana

O deslocamento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) intensificou as áreas de instabilidade no interior do Nordeste e a previsão indica o predomínio da instabilidade até, pelo menos, próximo sábado.

Segundo a Gerência de Meteorologia da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Semar), o Natal será com chuva em grande parte do estado, com chuva e trovoadas sendo mais intensas no extremo sul do Piauí.

Nesta sexta-feira, o tempo em Teresina ficará nublado a parcialmente nublado com chuva  a qualquer hora do dia. A temperatura máxima deve atingir os 33°C. No litoral, o tempo ficará nublado a parcialmente nublado com chuva e temperatura máxima de 32°C.

No sábado (24), véspera do Natal, o tempo no Piauí deve variar entre nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas no Sudeste e Sudoeste piauiense. No Norte, chuva e trovoadas mais isoladas.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo