MunicípiosPiauí

Piauí possui mais de 70 ilhas de tirar o fôlego

Melancieiras Delta Do Parnaíba – Chico Rasta – Mtur

A Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba é o único Delta das Américas que deságua em mar aberto. Localizado na divisa entre Piauí e Maranhão, ele é o 3º maior do mundo. Cenário ideal para quem gosta de unir natureza e aventura. São mais de 70 ilhas, em uma área de 309.593,77 hectares, repletos de espelhos d´água, mangues, dunas, lagos e animais silvestres. Um rico ecossistema costeiro em nosso estado.

Entre os igarapés, as árvores de 10 metros de altura e o sol que brilha forte o ano inteiro, a revoada dos guarás torna a paisagem um espetáculo dos mais belos já vistos com retorno das aves para a chamada Ilha dos Guarás, tingindo o céu do Delta de escarlate, em um espetáculo de beleza ímpar.

Revoada dos guarás

“O Piauí é riquíssimo e já bastante reconhecido por suas belezas e riquezas naturais. Destacamos o Delta na região por ser um dos locais mais procurados, além de ser o destino que faz parte da Rota das Emoções. Temos o retorno do turista que conhece nosso Delta, seja através das mídias sociais, seja pela quantidade de visitação. Ressaltamos ainda aos demais atrativos, a importância de se trabalhar de forma conjunta, manter e preservar o que é nosso”, frisa a superintendente do Turismo, Carina Câmara.

Ascom Semar

Mais próxima da área urbana, a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Lagoa do Portinho abrange os municípios de Parnaíba e Luís Correia, em uma região cercada por dunas de diversos tamanhos e formas, que se movimentam com a ação do vento. Ao sul, a paisagem é formada por arbustos e vegetação típica de mangue. No total são 3.731,79 hectares.

“A Lagoa do Portinho foi transformada em Unidade de Conservação para dar uma maior atenção quanto à preservação dessa área riquíssima em biodiversidade. Como uma unidade de conservação de uso sustentável, a ARIE preserva os ecossistemas e, ao mesmo tempo, regula a o uso admissível dessas áreas, de modo a alinhar o desenvolvimento com a preservação da natureza” explica secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro.

Lagoa do Portinho – Moura Alves – Semar

Nos últimos meses, a Lagoa do Portinho tem sido palco do “Nossa lagoa, preservando a Lagoa do Portinho”, um projeto da Semar que se utiliza da educação ambiental como instrumento de promoção do resgate e da criação de valores, atitudes e comportamentos que promovam o uso racional e sustentável dos recursos naturais da área. Ele também é voltado ao apoio às ações educativas ambientais durante todo o ano e aos setores sociais que interagem na região.

“Além das intervenções de foco ambiental, o projeto visa ações de propulsão ao turismo consciente. É um trabalho de educação ambiental amplo que abrange desde o descarte de resíduos sólidos, até a relação dos pequenos comerciantes que trabalham na área com à economia local,”, destaca Sádia Castro.

Repórter: Moura Alves

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias