DestaqueGeral

Padre Cícero, do Ceará, entra na lista dos heróis e heroínas da pátria

O Padre Cícero Romão Batista, conhecido carinhosamente como Padim Ciço, receberá uma honrosa inclusão no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, conforme determinado pela Lei 14.693, cuja publicação foi feita no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 11 de outubro. A lei tem sua origem na proposta (PL 10/2020) da Câmara dos Deputados e foi aprovada pelo Senado em 14 de setembro, contando com a relatoria do senador Cid Gomes (PDT-CE).

Padre Cícero nasceu na cidade do Crato (CE) em 1844 e foi ordenado padre em 1870. Ele desenvolveu um trabalho pastoral significativo por meio de pregações, aconselhamentos, confissões e visitas domiciliares. Cid ressaltou em seu relatório que a influência de Padre Cícero e seu reconhecimento como homem bom e caridoso estão profundamente enraizados na cultura nordestina. Sua vasta obra já resultou em centenas de publicações, incluindo estudos e biografias, que revelam uma vida dedicada ao povo brasileiro.

Padre Cícero será homenageado | Divulgação

O senador lembrou que a história de Cícero Romão em Juazeiro do Norte é marcada por um acontecimento importante em 1889. Durante uma comunhão geral oficiada por ele na Capela de Nossa Senhora das Dores, a beata Maria de Araújo teria presenciado a hóstia ofertada transformar-se em sangue, um fenômeno que se repetiu algumas vezes, tornando-se amplamente conhecido na região como o milagre da hóstia. Em 2022, a Igreja Católica autorizou o início do processo de beatificação de Padim Ciço, já considerado “santo popular” por muitos fiéis católicos.

A Romaria de Padre Cícero, que ocorre nos meses de março, inclui festejos e comemorações na cidade, que é marcada pela presença de uma grande estátua do padre. As datas que celebram seu nascimento e sua morte, aos 90 anos em 1934, atraem numerosos romeiros de todas as partes do Brasil para o local.

A homenagem no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria tem como objetivo registrar e celebrar a vida daqueles brasileiros ou grupos de brasileiros que dedicaram suas vidas em prol da defesa e construção do país, demonstrando heroísmo e dedicação excepcionais. O livro é composto por páginas de aço e é mantido no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília. (Com informações da Agência Senado)

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias