PiauíMunicípios

Companhia faz voo inaugural e inicia operação aérea em São Raimundo Nonato do Piauí

Companhia faz voo inaugural e inicia operação aérea em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Raimundo Nonato

O voo inaugural para o Aeroporto Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí, acontece no início da tarde deste sábado (10). A partir da próxima quinta-feira (15), serão operados os voos regulares, pela empresa Azul Linhas Aéreas.

Com saída de Recife, em Pernambuco, às 12h45, o avião deve pousar no Piauí às 14h45. No voo, estão presentes influenciadores digitais e autoridades políticas, como a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro.

“Estou extremamente feliz porque São Raimundo Nonato se conecta ao mundo e reacende a esperança de mais desenvolvimento da nossa região”, afirmou a prefeita do município.

Prefeita Carmelita Castro durante voo inaugural para São Raimundo Nonato, Sul do Piauí — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Segundo a Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), além da aquisição de novos equipamentos para o aeroporto, foi realizada uma série de adequações nas instalações, a fim de atender as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“Limpeza da faixa de segurança da pista de pouso e decolagem, implantação da pista de serviços no perímetro da cerca patrimonial para a certificação do aeroporto, adequações nas instalações do terminal de passageiros, das salas de embarque e desembarque, dos balcões de check-in”, comentou o superintendente de obras da Setrans, Osvaldo Leôncio.

“Instalação de circuito fechado de TV, de uma Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A), do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI), aquisição de equipamento de Raio-X, esteira, balanças e carrinhos de bagagens, entre outros itens necessários ao bom funcionamento do terminal”, destacou.

Voos regulares

Serra da Capivara tem cenários deslumbrantes  — Foto: Terra da Gente
Serra da Capivara tem cenários deslumbrantes — Foto: Terra da Gente

Os voos para o Aeroporto Serra da Capivara serão realizados por aeronaves ATR 600, que possuem capacidade para transportar 70 passageiros. A rota terá dois voos semanais, às quintas e domingos, e vai conectar São Raimundo Nonato a Petrolina e Recife, no Pernambuco. A venda das passagens iniciou em junho deste ano.

A região onde está localizado o Parque Nacional Serra da Capivara é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, por ser o berço da civilização sul-americana, com a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América.

“Há anos a população de São Raimundo Nonato e região, em especial a Dra. Niède Guidon, tem esse desejo de desenvolver nosso território, o território da Serra da Capivara e são anos de luta. Ter essa parceria com a Azul é o início de uma nova história, é mais um passo para o avanço do turismo”, ressaltou a prefeita do município, Carmelita Castro.

Fonte: g1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias