Destaque

Piauí tem três cidades com maiores temperaturas do Brasil, diz Inmet

Cidades do Piauí atingiram temperaturas acima dos 40ºC | FOTO: Moisés Saba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que três cidades do Piauí registraram as mais altas temperaturas do Brasil. Bom Jesus do Piauí chegou a registrar temperatura de 40.2 °C (graus Celsius);  Piripiri chegou a 39.4 °C ; e Alvorada do Gurguéia, 39 °C .

Segundo o Inmet,  Teresina atingiu a máxima de 38.1 °C com umidade relativa do ar chegando a 24%.

Boletim do Inmet aponta que em grande parte da Região Nordeste, a previsão indica chuvas acima da média histórica. Na parte leste da região, existe a tendência das chuvas ficarem próximas a climatologia. As temperaturas do ar próximas à superfície devem predominar acima da média na Região Nordeste, principalmente no oeste da Bahia e sul do Piauí.

A previsão do balanço hídrico no solo para os meses de setembro a novembro/2021, indica o predomínio de déficit hídrico no solo na parte norte da região Nordeste, principalmente em áreas do centro do Piauí. Enquanto, sobre a parte sul da Região Nordeste existe a possibilidade de ocorrer excedente hídrico, principalmente em novembro.

Na região Norte, os maiores acumulados de chuva irão se localizar sobre o noroeste da Região, especificamente no Amazonas, oeste de Roraima e do Pará, variando na faixa de 40 mm e podendo acumular cerca de 70 mm em áreas pontuais ao oeste do Pará.

Na Região Centro-Oeste não há previsão de chuva em grande parte da região, entretanto, os maiores acumulados previstos são inferiores a 10 mm nas áreas ao norte e oeste do Mato Grosso e ao sul do Mato Grosso do Sul.

Na Região Nordeste e na área do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia),  não há previsão de chuva. Os maiores acumulados chuva podem ocorrer ao norte e oeste do Maranhão e litoral leste da região, contudo, inferiores a 3 mm. Nos estados de Sergipe e Alagoas o volume de chuva previsto pode chegar aos 7 mm.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias