MunicípiosPiauí

Piauí terá temperaturas acima de 40°C e umidade de deserto nos próximos dias

Piauí terá temperaturas acima de 40°C e umidade de deserto nos próximos dias
Piauí terá temperaturas acima de 40°C e umidade de deserto nos próximos dias

Boa parte do Piauí terá temperaturas acima de 40°C e baixa umidade relativa do ar – típica de deserto – a partir desta quarta (7) até sexta-feira (9), segundo a previsão do tempo divulgada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

Na quarta-feira (7), a umidade do ar estará abaixo de 15% e, nos outros dois dias, entre 15% e 20%. As temperaturas mínimas no estado vão variar entre 22°C e 24°C, enquanto a máxima será de 41°C. Apenas no litoral do Piauí, a máxima será de 38°C.

Ao G1, o climatologista Werton Costa explicou que a baixa umidade perdura por poucas horas do dia. “Não é o dia todo, isso acontece apenas em algumas horas do dia. Entre 14h e 16h, isso ocorre demais”, disse.

O especialista informou que a situação será preocupante caso a umidade relativa ao ar abaixo de 15% continue por vários dias.

“A umidade abaixo de 60% já começa a ofender o nosso corpo. Geralmente, em um período seco normal, nós ficamos abaixo de 30%. Quando chegamos no patamar de 15%, 10%, ele é excepcional. Então em algumas poucas vezes é que nós atingimos. Quando nós começamos a atingir por vários dias, é uma situação grave para o Piauí”, prosseguiu.

Baixa umidade do ar será até dezembro

A primavera começou no dia 23 de setembro e segue até o dia 20 de dezembro no país. No Piauí, a previsão é de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar – típica de deserto – entre o fim deste mês e o início de novembro, segundo a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Meio Ambiente (Semar).

“Vai ser comum o registro de temperaturas maiores que 40 C nos meses de outubro, novembro e, só em dezembro, quando começar o verão, é que teremos uma suavização”, disse Sônia Feitosa.

Ainda de acordo com ela, apesar das altas temperaturas, chuvas passageiras podem acontecer, esporadicamente, no final de outubro, em todo o estado, mas não vão significar o início do período chuvoso.

Fonte: G1 PI

Comentários Facebook

Artigos relacionados

Fechar
Fechar