MunicípiosPiauí

Edital prevê construção de 150 novas cisternas em cidades do semiárido no Piauí

Foto: Ascom/MDS

O Piauí foi contemplado com a construção de 150 cisternas nas cidades de Betânia e São Francisco de Assis. A iniciativa, prevista no edital de chamamento público oficializado nesta terça-feira (1), é resultado da retomada da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Cada um dos municípios cearenses será beneficiado com a construção de 75 cisternas. Além de contemplar todos os estados da região Nordeste, a medida também alcança cidades de Minas Gerais, amparando um total de 1.400 famílias de 17 municípios localizados no semiárido brasileiro.

Pelo edital irá selecionar entidades sem fins lucrativos para a execução das ações no prazo máximo de 36 meses. A estimativa de investimento é de R$ 37,43 milhões. Também serão alocados valores adicionais para a gestão dos projetos. A divulgação do resultado final da seleção está prevista para 17 de outubro.

A tecnologia a ser empregada será a de Cisterna Calçadão de 52 mil litros para captação de água da chuva para atender a demanda para produção de alimentos e criação de animais, com bomba elétrica, tampa e caixa d´água de 500 litros de suporte.

O programa começou a ser executado em 2003, atuando fortemente no Semiárido brasileiro, depois expandiu para outras áreas do Nordeste e atualmente tem experiências em outros biomas, inclusive o Amazônico. Em 20 anos, foram construídas mais de 1,14 milhão de cisternas em todo o país, sendo que até 2016 foram entregues mais de um milhão de unidades.

Em 2023, durante o lançamento do Projeto Cisternas durante do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), o ministro Wellington Dias afirmou que a meta é construir 36 mil novas cisternas na região.

Fonte: Breno Moreno/Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias