Destaque

Levantamento aponta que Piauí tem o 3º maior rebanho de caprinos do Brasil

Levantamento aponta que Piauí tem o 3º maior rebanho de caprinos do Brasil

Com 1,9 milhão de caprinos, o Piauí é o terceiro maior do país. Apenas Bahia – com 3,6 milhões – e Pernambuco – com 3,1 milhões – superam a quantidade registrada em solo piauiense. É o que aponta a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2020, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo levantamento, a cada 100 cabeças de caprinos registradas no país, cerca de 15 estão no Piauí. Isso porque o efetivo piauiense representa 15,8% do rebanho brasileiro, que totalizou 12,1 milhões de cabeças em 2020. O rebanho de caprinos do Piauí cresceu 2,1% entre 2019 e 2020. Já no país, o aumento foi de 3,9% no mesmo período.

Cerca de 95% do rebanho nacional de caprinos está na região Nordeste. Os sete maiores rebanhos do país são de estados nordestinos. A região Sul representa 1,5% da quantidade total de cabeças existentes no Brasil, a região Norte 1,3%, a região Sudeste 1,2% e o Centro-Oeste 0,8%. Para efeito de comparação, o rebanho piauiense é dez vezes maior que o rebanho de toda a região Sul do país.

Dom Inocêncio concentra maior parte

O município de Dom Inocêncio concentra a maior parte dos caprinos registrados no Piauí, com um total de 86 mil cabeças. A cidade é a 27ª do país com maior rebanho. Em primeiro lugar está o município de Casa Nova, na Bahia, que possui 538 mil cabeças.

Rebanho de galináceos está em 1º no Piauí

No Piauí, o rebanho de caprinos é o segundo maior. Em primeiro lugar, está o rebanho de galináceos, com um efetivo de 10,9 milhões de cabeças – o que equivale a cerca de três animais por cada habitante do estado. O Piauí conta ainda com 1,7 milhão de cabeças de ovinos, cerca de 1,4 milhão de bovinos, aproximadamente 1 milhão de suínos, 64 mil equinos, 23 mil codornas e 583 bubalinos.

Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias