Destaque

Saiba quem são os pré-candidatos ao governo do Piauí nas eleições 2022

As eleições de outubro deste ano movimentam os partidos políticos do Piauí e pré-candidatos se lançam para disputar um cargo eletivo para o próximo pleito. Ao cargo de governador, alguns nomes já são colocados à prova do eleitor, mas a homologação só acontecerá em julho, durante as convenções partidárias.

Enquanto isso não acontece, saiba quem são os pré-candidatos para que possa acompanhar as propostas até o pleito eleitoral.

Sílvio Mendes

O primeiro a ser oficializado como pré-candidato foi o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB) em evento realizado no último sábado (5). Na ocasião, a deputada federal Iracema Portella (Progressistas) foi lançada como pré-candidata a vice-governadora.

Durante todo o ano passado, os dois nomes foram trabalhados pelo presidente nacional do Progressistas, ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para que a escolha ocorresse agora. Sílvio Mendes deve mudar de partido para concorrer, mas ainda não decidiu qual.

Rafael Fonteles

Atual secretário da Fazenda do Piauí, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), ele se desincompatibilizou do cargo até 31 de março, e foi lançado pré-candidato oficialmente no dia 2 de abril.

Gessy Fonseca

A secretária municipal de Economia Solidária de Teresina, Gessy Fonseca (PSC), também está tentando viabilizar seu nome.

Major Diego

O oficial da Polícia Militar, major Diego Melo, anunciou a pré-candidatura ao governo do estado, depois de um encontro em Brasília com o presidente nacional do PL, partido para o qual o presidente Bolsonaro se filiou.

Robert Rios

Atualmente, é vice-prefeito de Teresina. Também exercia cargo de secretário de finanças na capital, mas pediu exoneração para ficar à disposição do partido, o Republicanos, nas eleições deste ano.

Robert é formado em história e direito pela Universidade Federal do Piauí, delegado aposentado da Polícia Federal e já exerceu diversos cargos públicos como suplente de deputado federal, secretário de Transportes e, depois, de Segurança, na administração pública estadual. Também exerceu cargo de deputado estadual três vezes.

Ravenna Castro

Advogada, jornalista e professora. Ela é presidente estadual do Mobiliza e aposta do partido para disputar o governo do estado nas eleições 2022.

Gustavo Henrique

Presidente do diretório estadual do Patriotas no Piauí, ele é a aposta do partido para disputar o pleito em outubro.

Madalena Nunes

Madalena Nunes é a aposta do PSOL. Ela é servidora pública da Justiça Federal e membro do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal do Piauí (Sintrajufe). A servidora atua ainda no Núcleo Piauí da Auditoria Cidadã da Dívida Pública e na Frente Popular de Mulheres Contra o Feminicídio no Piauí.

Geraldo Carvalho

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) apresentará como candidato ao governo do estado do Piauí o professor Geraldo Carvalho. Ele é presidente do diretório municipal do PSTU em Teresina e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Fonte: g1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias