Destaque

É tempo de ata: conheça os benefícios da fruta para a saúde

A fruta-do-conde é uma fruta rica em nutrientes como fibras, vitaminas B e C e minerais, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater a dor e inflamação, aumentar as defesas do organismo e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, a fruta do conde, também chamada de pinha ou ata, contém minerais como potássio e cálcio, que são necessários para a regulação da pressão arterial, e fósforo e magnésio, essenciais para a saúde dos ossos.

O nome científico da fruta do conde é Annona squamosa, e, apesar de ter diversos benefícios para a saúde, é importante ter atenção à casca e às sementes da fruta do conde, pois possuem efeito tóxico sendo muitas vezes utilizadas no preparo de inseticidas.

Imagem ilustrativa número 1
FOTO: REPRODUÇÃO

Principais benefícios

Os principais benefícios da fruta-do-conde para a saúde são:

1. Ajuda a emagrecer

A fruta do conde tem poucas calorias, cada 100 g da fruta crua tem aproximadamente 82 calorias, o que pode ajudar em dietas de emagrecimento. Além disso, é rica em fibras que aumentam a sensação de saciedade, o que ajuda a reduzir a fome e a perder peso. A fruta do conde é também rica em vitamina B, que são necessárias para manter o bom funcionamento do metabolismo.

2. Melhora a saúde intestinal

A fruta do conde é muito rica em fibras que ajudam a regular o intestino, favorecem o aumento do volume das fezes, aumentam o movimento do intestino e facilitam a eliminação das fezes, sendo uma excelente opção para prevenir a prisão de ventre.

Além disso, a pinha possui propriedade anti-inflamatória e antimicrobiana e, por isso, pode também prevenir o aparecimento de úlceras no sistema gastrointestinal.

3. Ajuda a controlar a glicemia

Alguns estudos mostram que os antioxidantes presentes no extrato aquoso e alcoólico feito com as folhas da fruta do conde podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, por ter um efeito protetor das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina no corpo, ajudando a regular os níveis de insulina e a reduzir a glicemia, podendo ser um importante aliado na prevenção e no tratamento da diabetes.

4. Controla a pressão alta

A fruta do conde contém grandes quantidades de potássio, que é uma substância que ajuda a aumentar o relaxamento dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule com mais facilidade, ajudando a diminuir a pressão arterial, o que pode ser muito útil para pessoas que têm pressão alta.

Além disso, os alcalóides e os peptídeos, como a ciclosquamosina, presentes na semente da fruta do conde, agem como um bloqueador natural dos canais de cálcio, inibindo a liberação de um neurotransmissor, a norepinefrina, que é responsável por aumentar a pressão arterial, e assim, também contribui para reduzir a pressão sanguínea.

5. Fortalece o sistema imunológico

A fruta do conde é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante, que estimula a produção de glóbulos brancos que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções, gripes e resfriados e, por isso, a fruta do conde ajuda a fortalecer o sistema imune.

6. Mantém os ossos saudáveis

A fruta do conde é rica em cálcio, fósforo e magnésio que são minerais fundamentais para fortalecer, aumentar a resistência e a densidade óssea, mantendo a saúde dos ossos, o que pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose, osteopenia ou raquitismo, por exemplo.

7. Melhora a qualidade da pele

A vitamina C presente na fruta do conde age aumentando a produção de colágeno que é importante para combater a flacidez e as rugas da pele, melhorando a qualidade e o aspecto da pele.

Além disso, a ação antioxidante da vitamina C ajuda a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele.

8. Melhora a cicatrização de feridas

O extrato alcoólico das folhas da fruta do conde ajudam na cicatrização de feridas na pele, por estimular as células da pele, e formar glicosaminoglicanos e colágeno importantes para a cicatrização de feridas.

Além disso, o extrato alcoólico das folhas da fruta do conde tem propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas, que reduzem a produção de substâncias inflamatórias como as prostaglandinas, e o inchaço, podendo ser utilizadas para auxiliar no tratamento de feridas.

9. Diminui a dor

O extrato alcoólico das folhas da fruta do conde tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, ajudando a diminuir a dor por inibir a produção de substâncias como citocinas e interleucinas, responsáveis pela sensação de dor.

10. Ajuda no combate ao câncer

Alguns estudos feitos em laboratório com células de câncer de mama, fígado, intestino, ovário e pulmão, mostram que tanto a fruta em si, como sua semente ou o extrato aquoso feito com folhas ou sementes da fruta do conde, devido a compostos bioativos e ao seu teor de antioxidantes, como as anosquamosinas e anosquaminas, possuem ação antitumoral, reduzindo a proliferação das células do câncer.

Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.

FOTO: REPRODUÇÃO

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional para 100 gramas de fruta do conde crua.

Componentes Quantidade por 100 g
Energia 82 calorias
Proteínas 1,7 g
Gorduras 0,4 g
Carboidratos 16,8 g
Fibras 2,4 g
Vitamina A 1 mcg
Vitamina B1 0,1 mg
Vitamina B2 0,11 mg
Vitamina B3 0,9 mg
Vitamina B6 0,2 mg
Vitamina B5 0,13 mg
Vitamina C 17 mg
Betacaroteno 6 mcg
Sódio 11 mg
Potássio 240 mg
Cálcio 6 mg
Ferro 0,3 mg
Fósforo 31 mg
Magnésio 23 mg

É importante ressaltar que para obter todos os benefícios citados acima, a fruta do conde deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável.

FOTO: REPRODUÇÃO

Como consumir

A fruta do conde pode ser consumida fresca, assada ou cozida, e também pode ser utilizada no preparo de sorvetes, vitaminas ou chá. Outra forma de consumir esta fruta é na forma de suco, sendo uma opção saudável, nutritiva e fácil de preparar.

Suco de fruta do conde

Ingredientes

  • 4 frutas do conde maduras;
  • 1 maçã sem casca;
  • 2 xícaras de água;
  • 2 cubos de gelo.

Modo de preparo

Cortar a fruta do conde ao meio, retirar e descartar a casca e as sementes. Em seguida, adicionar todos os ingredientes no liquidificador, bater até obter um suco homogêneo e beber.

Fonte: Tua Saúde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias