Destaque

Cientistas revelam a função das sobrancelhas

Cientistas revelam a função das sobrancelhas
Cientistas revelam a função das sobrancelhas

A face humana pode expressar um mundo de emoções e as sobrancelhas têm um papel principal nessa performance silenciosa. Como duas pequenas ‘lagartas dançantes’, elas podem transmitir um espectro de emoções e intenções – alegria, suspeita, surpresa e raiva, para citar algumas.

Mas você já parou para pensar por que temos essas duas faixas de cabelo acima dos olhos? Ou por que elas vêm em todas as formas, tamanhos e espessuras? Bem, os cientistas estão apenas começando a desvendar o mistério das sobrancelhas e de sua espessura.

Uma nova pesquisa realizada na Europa focou em uma série de genes que determinam a espessura das nossas sobrancelhas. E adivinha? Muitos desses genes são globais, presentes em uma infinidade de raças e etnias.

As sobrancelhas, embora aparentemente apenas elementos cosméticos, têm utilidade real – mantêm o suor e a luz longe dos nossos olhos, ajudam na comunicação não verbal e adicionam uma dose de atratividade aos nossos rostos. Isso fez os cientistas se perguntarem se a espessura da sobrancelha está sujeita à seleção natural ou sexual.

Os Genes Por Trás de Nossas Sobrancelhas

Até agora, nosso conhecimento sobre a genética que define nossas sobrancelhas tem sido tão escasso quanto uma sobrancelha depilada dos anos 90. Mas o biólogo molecular Manfred Kayser e sua equipe da Erasmus University Medical Center Rotterdam, nos Países Baixos, avançaram na compreensão do controle genético de nossas sobrancelhas.

O estudo deles analisou dados de 9.948 indivíduos, oriundos da Europa, Reino Unido, Estados Unidos e Austrália. A equipe de Kayser descobriu três genes relacionados às sobrancelhas em europeus que não haviam sido relatados anteriormente: SOX11, MRPS22 e SLC39A12. Eles também re-descobriram dois genes encontrados em pesquisas anteriores sobre não-europeus: SOX2 e FOXD1.

Curiosamente, outros dois genes ligados à espessura da sobrancelha em não-europeus, EDAR e FOXL2, não pareciam ter qualquer efeito nos europeus. Kayser enfatizou a importância de estudar diferentes linhagens ancestrais para uma compreensão abrangente das características humanas, incluindo aquelas que moldam nossa aparência física.

Embora a espessura da sobrancelha seja uma característica fortemente herdável, a evolução dessa característica parece não ser impactada por pressões de seleção significativas, com base na compreensão atual dos genes SOX2, FOXD1 e EDAR. Isso sugere que a espessura de nossa sobrancelha pode não ser um produto da escolha do parceiro ou pressões de sobrevivência, mas um ‘recurso neutro’, sem qualquer ligação direta com o fitness ou atratividade individual.

Embora essa seja uma descoberta fascinante para uma característica tão essencial, também é possível que os cientistas simplesmente ainda não estejam olhando para os genes certos. Os últimos ‘genes da sobrancelha’ precisam de mais investigação para sinais de seleção natural ou sexual, e há uma possibilidade de que eles possam explicar por que evoluímos para ter esses ornamentos expressivos na testa.

Nossas sobrancelhas, os comunicadores silenciosos, podem guardar mais segredos sobre a evolução humana do que imaginávamos anteriormente. Então, da próxima vez que você franzir a testa em concentração ou levantá-la em surpresa, lembre-se – você não está apenas expressando uma emoção, mas participando de um mistério científico em andamento! Publicada no Journal of Investigative Dermatology, essa pesquisa é apenas um passo fascinante na jornada para nos entendermos melhor.

Fonte: Mistério do Mundo

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias