MunicípiosPiauí

Piauienses registram ‘superlua de morango’; veja as imagens!

Registro da superlua em Pedro II, Norte do Piauí — Foto: Fotógrafo Paulo Ricardo

Na noite desta terça-feira (14), a lua apareceu maior e mais brilhante que o normal. Trata-se do fenômeno ‘superlua de morango’, que pôde ser visto em todo o Brasil e que foi registrado por diversos piauienses.

O engenheiro civil Gabriel Costa é um entusiasta da astronomia. Ele sempre procura acompanhar os fenômenos lunares, principalmente, ao lado da namorada. Gabriel contou ao g1 que, desta vez, não pôde ver a ‘superlua de morango’ ao lado da amada, mas registrou para mandar a ela.

“Decidi gravar o momento para mandar a ela e dizer que estava com saudades”, afirmou.

O fenômeno foi visível ao olho nu e não foi preciso o uso de telescópio ou qualquer instrumento do tipo para observá-lo. A lua foi vista neste formato por conta da proximidade dela ao seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra durante sua órbita.

Conforme a NASA, o termo “superlua” foi cunhado pelo astrólogo americano Richard Nolle em 1979 e acontece quando uma lua nova ou cheia ocorre quando o nosso satélite natural está a 90% do perigeu. Já o nome “de morango” vem do fato de que, no hemisfério norte, principalmente no nordeste dos Estados Unidos e e no leste do Canadá, essa é a época de colheita de morango na região.

Veja os registros:

‘Superlua de morango’ é vista em Teresina — Foto: Catarina Costa /g1
‘Superlua de morango’ vista em Teresina — Foto: Gabriel Costa /Arquivo Pessoal
Superlua de morango, Teresina, 14 de junho de 2022 — Foto: Moaci Neto /TV Clube
Superlua de morango em Teresina, 14 de junho de 2022 — Foto: Ana Isabel Álvares /Arquivo Pessoal

Fonte: g1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo