MunicípiosPiauí

Após fortes chuvas, barragem transborda no Piauí e causa interdição na PI-143; carro é arrastado

Foto: Reprodução

A Barragem Pedra Redonda, no município de Conceição do Canindé, transbordou e aumentou o volume do rio Canindé, causando a interdição do trecho da PI-143, que liga a cidade a Jacobina do Piauí. Um agricultor teve o veículo levado pelas águas quando tentou passar pela área alagada. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) enviou equipe para fazer o monitoramento na região.

Ontem (19) a noite um agricultor tentou passar no trecho alagado e quase se afogou. Ele conseguiu sair do carro, mas até agora o veículo está no local, pois o proprietário não conseguiu retirar da área de alagamento. O Cidadeverde.com conseguiu imagens que mostram o veículo no trecho, que possui uma forte correnteza.

O produtor de fruticultura, Valdemi Sena, informou que estão tentado retirar o veículo na manhã desta terça-feira (20), mas que até agora não conseguiram.

O coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Assis Rocha, informou que a região teve mais de 180 mm de chuva e isso causou o sangramento da barragem que é uma das mais importantes de combate a seca na região. Ele também disse que já tem uma equipe do Dnocs, monitorando a região, para evitar transtornos.

A barragem é uma das principais do estado no combate a seca, localizada no município de Conceição do Canindé, a 480 km da capital, no local denominado Santo Antônio, e transbordou devido ao excesso de chuvas na região. Ela beneficia o rio Canindé, que é um dos principais afluentes da margem direita do rio Parnaíba. Com altura máxima de 50,70 m, a barragem tem como finalidades a perenização do rio, o abastecimento das populações ao longo do seu vale e a irrigação das áreas potencialmente agrícolas, localizadas junto ao barramento.

Das 16 barragens gerenciadas pelo Dnocs, apenas Pedra Redonda está sangrando.

Fonte: Por Yala Sena/Cidade Verde
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias