Municípios

Homem morre eletrocutado após encostar em poste de energia em cidade do Piauí

Um homem de 37 anos, identificado como Raimundo Teixeira da Silva, morreu eletrocutado no sábado (19/03), na Localidade Lagoa Grande, zona rural de Palmeira do Piauí, no Sul do Piauí.

De acordo com seu companheiro, Aroglei, eles estavam “campeando”, termo usado para procurar gado dentro do mato, quando ao passar próximo a um poste de energia da empresa Equatorial, que apresentava problemas, ele recebeu a descarga elétrica.

Ainda segundo Aroglei, o cavalo também recebeu o choque, caiu e depois levantou e saiu correndo, já Raimundinho, caiu e, provavelmente, sem vida. Ele ainda tentou uma massagem cardíaca, porém seu amigo não demonstrava reações. O braço da vítima chegou a queimar devido a descarga elétrica.

Por sorte a tragédia não foi ainda maior, já que Aroglei e seu filho ao ver o amigo caído no chão não perceberam que teria sido um choque elétrico e imediatamente tentaram socorrer a vítima, o filho de Aroglei, conta que ainda recebeu um pequeno choque na mão ao se aproximar de Raimundinho, ele disse ainda que seu animal recebeu a descarga maior e caiu, mas não chegou a morrer.

Segundo a reportagem do Portal Ponto X apurou, um isolador do fio da alta tensão se rompeu, o fio então ficou encostado a um pontalete de ferro que segurava o isolar, energizando o poste.

A família de Raimundinho, ressalta que está inconformada com a tragédia, pois segundo informaram a nossa reportagem, mais de 10 km da rede de energia está há anos sem roço e poda das árvores, representando um perigo constante para os pecuaristas locais.

Moradores e fazendeiros ouvidos pela reportagem contam que existe um perigo constante na região e que chegam a ficar até cinco dias sem energia devido a falta de manutenção na rede elétrica da Lagoa Grande. Um fazendeiro disse que passou no local onde Raimundinho morreu alguns dias atrás e perceberam o problema.

“Passamos aqui neste local há três dias, e percebemos que era perigoso passar ali, um vaqueiro chegou a receber uma pequena descarga.” Disse um fazendeiro.

Ele conta que esse tipo de problema nos postes de energia está acontecendo em outros locais e que já informou a Equatorial, que passageiros estão morrendo ao pousarem próximo ao fio de alta tensão. O homem diz ainda que moradores locais já tentaram por diversas vezes fazer uma parceria com a Equatorial Piauí, para fazer o roço e poda das árvores, Eles estão se colocando à disposição da empresa para ajudar no trabalho, temendo esse tipo de tragédia, porém a Equatorial ainda não deu nenhuma posição.

A Polícia Civil foi acionada, e realizou perícia no local do incidente, o laudo deverá sair em 10 dias conforme o Delegado da PC Jussier Santos, a empresa Equatorial foi imediatamente comunicada, pois havia risco de outras pessoas também receberem a descarga. Uma equipe compareceu no local e fez os reparos necessários.

São inúmeras reclamações que os consumidores de energia da cidade de Palmeira do Piauí fazem em relação a Equatorial Piauí, responsável pelo fornecimento no estado. Na localida Salina existem muitos postes de madeira, um chegou a cair em cima de uma residência, na sede do município parte da cidade esta energia há pelo menos cinco dias devido a falha em um transformador, a empresa foi comunicada e disse que iria realizar a troca do equipamento, mas até a manhã deste domingo (20) ainda não resolveu o problema. Os comerciantes contabilizam os prejuízos.

À nossa reportagem entrou em contato com Equatorial Energia Piauí, para comentar o caso, mas até o fechamento desta matéria ainda não se pronunciou.

Fonte: Portal Ponto X

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias