Destaque

Este é o tempo máximo que um ventilador pode ficar ligado por dia

Deixá-lo por horas a fio na tomada pode não ser tão legal assim

Você é daqueles que gosta de deixar o ventilador ligado por horas a fio? Seja para espantar o calor, seja para ouvir o barulhinho enquanto dorme, ou pior, seja por puro esquecimento, há muitas casas brasileiras onde o aparelho trabalha muito.

Mas você já se perguntou se isso pode ser feito ou melhor: quanto tempo podemos deixar o ventilador na tomada ao longo do dia? Fomos atrás da resposta!

FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Este é o tempo máximo que um ventilador pode ficar ligado por dia

Vamos partir de duas premissas para chegarmos no X da questão. Primeiro, pensando no ponto de vista econômico, um ventilador em média gasta, na velocidade mais fraca, 30W.

Bom, contando que o seu aparelho fique ligado todos os dias por 8 horas, o gasto mensal gira em torno de 10 reais, a depender da região brasileira. Sendo assim, podemos concluir que haverá um aumento significativo em sua conta de energia. Agora, vamos para o segundo ponto. A próxima razão a ser analisada é a questão da segurança.

Segundo especialistas, qualquer eletrodoméstico sobrecarrega a rede elétrica após ficar 3 horas seguidas ligado.

Isso quer dizer que ventilador, ar-condicionado, geladeira e por aí vai, acaba aquecendo a tomada, os cabos e todo o sistema operacional. Isso quer dizer que o ideal é desligar esses equipamentos após esse horário, mas, convenhamos, ninguém faz isso!

É por conta disso que hoje, os eletrodomésticos mais modernos possuem tecnologia para suportarem ficarem ligados por muito mais tempo, garantindo a nossa segurança.

A única coisa que não tem como escapar é do rombo em sua conta de energia ao final do mês. A nossa recomendação é: sempre que possível, desligue o seu ventilador! Vai poupar seus bolsos, garantir sua segurança e preservar o meio ambiente.

Fonte: Portal6

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias