Pio IX

Pio IX | Campanha Setembro Verde reforça a importância da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência

Campanha Setembro Verde reforça a importância da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência em Pio IX

Com o intuito de chamar a atenção da população sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, a Prefeitura de Pio IX, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) está promovendo de 20 a 25 setembro, a Campanha Setembro Verde, que reforça a importância da acessibilidade e da inclusão social que possibilita dar a todas as pessoas os mesmos direitos e oportunidades.

O marco da abertura da campanha é uma homenagem aos invisuais, feita pelo Blog Marias e Miltons na parceria do Departamento de Arte e Cultura, evidenciando a história de José de Alencar Bezerra, deficiente visual piononense, sinônimo de persistência e sucesso, que encontrou nas limitações impostas pela cegueira, as possibilidades de conquistar seus objetivos, tornando-se um grande exemplo de superação.

Assista o vídeo abaixo e conheça a história de José de Alencar Bezerra:

Para mais informações, acesse o Blog Marias e Miltons

Ao longo da semana, a SEMEC de PIO IX desenvolve na Rede Municipal de Educação diversas ações envolvendo toda a comunidade escolar bem como o público em geral.

Evento fará parte da Semana alusiva ao Setembro Verde

Sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado no dia 21 de setembro em todo o Brasil. Sua criação foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979.

Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no Brasil são mais de 45 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, ou seja, se o Brasil tivesse 100 pessoas, aproximadamente 7 delas teriam deficiência motora, 5 teriam deficiência auditiva e 19 teriam deficiência visual.

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), considera Pessoa com deficiência aquelas que tem alguma restrição de longo prazo, seja de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, assim enfrentando algumas barreiras na participação em sociedade.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias