São Julião

O povo na Tribuna: Câmara de São Julião abre espaço para ouvir as demandas da população

No município de São Julião – PI, localizado na região de Picos, a população tem utilizado uma importante ferramenta para o exercício da plena democracia: a Tribuna da Câmara dos Vereadores.

O presidente da Câmara Municipal, Edisaldo Carvalho da Rocha, faz questão de abrir espaço para a população, em todas as reuniões do Legislativo, realizada duas vezes por mês, às sextas-feiras, a partir de 19h30.

Câmara de São Julião abre espaço para ouvir as demandas da população

Em sua maioria, os representantes usam a tribuna para fazer reivindicações, denúncias, além de levar sugestões de projetos para os vereadores.

Na última Sessão Ordinária, realizada nesta sexta-feira, 28 de abril, usaram a tribuna o jovem estudante Evandro Sá, morador da comunidade Porcos, Francisco Paulo, do povoado Fujona e a assistente social, Flaviana Alzira.

Evandro Sá

Evandro Sá – jovem morador da comunidade Porcos

O jovem Evandro Sá pediu através de uma carta, representando a sua comunidade, a restauração das barragens nas comunidades Porcos I e Cruz das Almas, pois se encontram em estado de deterioração.  Evandro Sá pediu também o roço e a recuperação das estradas vicinais, sobretudo, àquelas que fazem parte da rota dos ônibus escolares e que se encontram intrafegáveis.

Francisco Paulo

Francisco Paulo, morador do povoado Fujona

O morador de Fujona, Francisco Paulo, esposo da “Maria do Zé Maricô”, ao usar a tribuna pediu mais atenção para seu povoado. Segundo ele, que veio acompanhado de outros representantes de sua comunidade, o povoado Fujona, se encontra tomado de mato, precisando com urgência de uma frente de trabalho de limpeza. A região também, segundo afirmou o morador, vive às escuras, e se faz necessário um projeto de instalação de postes e reposição de lâmpadas.

Flaviana Alzira

Assistente social, Flaviana Alzira

A Assistente Social, Flaviana Alzira, também fez uso da palavra e discorreu sobre o projeto de rastreio de câncer de mama realizado no município pela médica Dra. Saara Jane em parceria com legislativo. Segundo ela, o referido programa, beneficiou mais de 320 mulheres com exames gratuitos, onde 70% destas mulheres atendidas, nunca havia realizado um exame mamário.

Ao ouvirem as demandas da população, cada vereador se comprometeu a cobrar melhorias do executivo e dos órgãos responsáveis para a resolução das reivindicações.

O povo na Tribuna: Câmara de São Julião abre espaço para ouvir as demandas da população

Requerimentos

Durante as sessões ainda, realizadas esta semana em dois dias consecutivos, quinta e sexta, dias 28 e 28 de abril respectivamente, os parlamentares aprovaram três requerimentos, são eles.

1º Requerimento – De autoria do Vereador Né Rocha, o indicativo solicita junto ao executivo, a aquisição de uma roçadeira hidráulica, destas que é utilizada anexa a um trator, a ferramenta, segundo o parlamentar, auxiliará em muito no roço às margens das estradas vicinais do município.

2º Requerimento – De autoria do Vereador Guaraná, a proposição requer junto ao prefeito, a instalação de redutores de velocidade na COHAB São José e nas proximidades da escola Unidade Escolar Joviano Maximino de Alencar.

3º Requerimento – Também de autoria do vereador Guaraná, o indicativo solicita a limpeza, pintura e conservação dos cemitérios públicos do município, que segundo o parlamentar, se encontram tomado de matos.

Os três Requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Assista a Sessão de Quinta – 27 de abril

Assista a Sessão de Sexta– 28 de abril

Veja imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias