Pio IX

Pio IX | Gestão Silas Noronha completa 60 dias e Prefeito elenca prioridades: “O verdadeiro amor está sendo declarado através de muito trabalho e respeito pelo povo”

Gestão Silas Noronha completa 60 dias e Prefeito elenca prioridades

Completados 60 dias de mandato à frente do executivo piononenese, o Prefeito Silas Noronha Mota (PROGRESSISTAS) avalia como positiva sua gestão.

Intitulada de “Trabalho e respeito para todos”, a gestão que tem à frente o Prefeito Silas Noronha e o vice Etinho Bezerra não tem medido esforços para dar resolutividade aos problemas encontrados, ao mesmo tempo em que tem priorizado em atender às diversas demandas de atenção e cuidados que o município exige, além de buscar conter a proliferação de Covid-19 que continua assolando todo o Brasil.

Iniciou mandato sem repasses do FPM
A administração Trabalho e respeito para todos” iniciou o mandato sem os repasses do Fundo de Participação dos Municípios – o FPM. Os recursos foram integralmente retidos pela Receita Federal em razão da ausência de repasses da gestão anterior das parcelas do INSS dos meses de novembro e dezembro e do 13º salário.

Retomou funcionamento do SAMU
O funcionamento do Samu foi retomado em menor tempo possível, desde a confecção das novas fardas, treinamento de equipe, pagamento do seguro da viatura que estava atrasado. Tudo foi providenciado adequadamente conforme atestou Relatório de Visita Técnica realizada no dia 10 de fevereiro pela coordenação estadual do SAMU Piauí. O relatório constou que o SAMU não tinha um dique para adequada higienização da viatura. O local já está sendo concluído.

Plano de contingência contra a Covid-19
A vacinação contra a Covid-19 teve procedimento realizado conforme o plano estadual. As primeiras doses disponibilizadas foram devidamente aplicadas nos profissionais que atuam na linha de frente contra a doença. Em seguida, a imunização de todos os idosos acima de 90 anos.

Foi elaborado um Plano Municipal de Vacinação contra Covid, um planejamento que já foi enviado para o Ministério da Saúde para fazer a devida atualização das faixas etárias dos piononenses a serem imunizados nas próximas fases da campanha de vacinação.

Medidas de combate à Covid19 foram e continuam sendo tomadas. O Centro Covid foi readequado e passou a funcionar na UBS Cruzeiro para maior segurança e comodidade dos pacientes. Foram realizados 712 testes, sendo 597 de antígenos e 115 de anticorpos.

Houve a disponibilização do Disk Covid para informar à população que busca tirar dúvidas sobre o coronavírus. Decretos dispuseram sobre medidas temporárias e emergenciais de isolamento social para prevenção de contágio pela COVID-19. Além disso, um cronograma de desinfecção de ruas passou a ser comprido com uma dose mais forte nos produtos químicos utilizados. Agentes comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância Sanitária realizam ação educativa e fiscalizam o comércio local. Houve a realização de campanha de prevenção, conscientização e avaliação com encaminhamentos ao centro Covid, quando necessário.

Campanha antirrábica animal
Os agentes de endemias ultrapassaram a meta de vacinação antirrábica e vacinaram 97% dos cães e gatos piononenses tanto na sede como na zona rural. Ao todo, foram 4033 animais vacinados.

Secretaria de Educação
A Secretaria Municipal de Educação deu resolutividade às diversas irregularidades encontradas no Conselho Municipal de Educação, deu posse ao novo conselho e fez atualização dos demais conselhos. E com embasamento legal na Lei 14.040/2020 e nos pareceres do Conselho Nacional de Educação, tornou-se possível a conclusão do ano letivo de 2020, deixado em aberto pela gestão passada. As matrículas da rede Municipal foram realizadas seguindo todos os cuidados contra a Covid-19. Uma série a cada dia, sem causar tumultos, com segurança aos pais, responsáveis e servidores

Recuperação de estradas
A restauração de estradas vicinais teve início a partir dos pontos mais críticos e necessários, como a estrada que dá acesso à Gruta São José, o acesso à cidade via Bairro Cruzeiro e as estradas onde a areia oferecia dificuldade para escoar a produção da cajucultura.

Seguro Safra
O débito das parcelas do Seguro Safra referentes aos meses de abril, maio, junho e julho de 2019, deixado pela gestão passada, foi quitado. Cerca de 2.603 famílias de agricultores piononenses aguardavam o pagamento desde o ano passado. Agora, cada agricultor inscrito no programa poderá ser beneficiado com 850 reais gerando um incremento de mais de 2 milhões de reais na economia local.

Reparo da ambulância e local adequado para o maquinário
Uma ambulância modelo S10, recebida completamente sucateada, foi inteiramente restaurada. Uma área murada foi providenciada e os transportes e máquinas da prefeitura passaram a ser guardados em local fechado com zelo e segurança.

Quitou dívidas da gestão passada
A atual administração pagou a dívida da gestão passada junto à Caixa Econômica Federal. A ex-gestão não pagou o convênio no valor de R$ 27.063,17 no mês de dezembro e por isso a Caixa havia suspendido a liberação de empréstimos consignados para os servidores públicos municipais.

Recadastramento dos servidores
Foi realizado recadastramento de servidores, objetivando o melhor aproveitamento do quadro de efetivos do município, bem como analisar a situação das lotações a fim de abrir procedimento disciplinar contra servidores faltantes ou que não cumprem suas obrigações.

Campanha de conscientização contra animais soltos
Foi dado início à campanha: Animal solto não é legal, reduzindo assim transtornos de locomoção e sanitários causados pela presença de animais nas vias públicas.

Renegociação de salários atrasados pela gestão anterior
Providências quanto ao pagamento dos salários atrasados deixados pela gestão anterior foram tomadas. O prefeito quitou 100% o débito dos servidores da Educação Infantil e do Fundo Municipal da Saúde. Já dos demais servidores da Educação foi pago 56% e o restante será parcelado em seis vezes.  Para os demais servidores, a prefeitura está analisando a viabilidade financeira para que os servidores não sejam penalizados pela má gestão anterior

Mensagem do Prefeito
Segundo o Prefeito Silas Noronha, os primeiros sessenta dias de mandato foram de muito trabalho e dedicação por Pio IX, mas a sensação de estar fazendo a coisa certa.

“Olá amigos e amigas piononeneses, estamos completando dois meses à frente do executivo municipal. Com a boa vontade de fazer sempre bem feito. O verdadeiro amor por Pio IX está sendo declarado através de muito trabalho e cuidado com o nosso povo. A Prioridade da nossa administração será contribuir, através do trabalho e do respeito, para diminuir as desigualdades sociais no município e melhorar a qualidade de vida de quem vive aqui”, declarou o gestor.

Assista o vídeo sobre os 60 dias da gestão do Prefeito Silas Noronha em Pio IX:

Siga a Prefeitura de Pio IX no Instagram
prefeituradepioix

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias