Pio IX

Pio IX realiza dia D de vacinação contra raiva em cães e gatos

Pio IX realiza dia D de vacinação contra raiva em cães e gatos

A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado, 02 de abril, o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal.

Para possibilitar a vacinação do maior número possível de animais, foi elaborado um roteiro com um grande número de pontos de vacinação.

De acordo com Cesar Joel, coordenador da Vigilância Ambiental, a ação foi realizada das 8h às 14h, em toda a zona urbana, onde foram vacinados centenas de cães e gatos.

Cesar Joel, coordenador da Vigilância Ambiental

“O município está ofertando a campanha hoje, porém, aqueles que por algum motivo não puderem levar seus animais até um dos pontos de vacinação, poderá dirigir-se durante a semana até a sede da Vigilância Ambiental e solicitar o serviço”, informou o coordenador.

A raiva é uma zoonose, onde todos os mamíferos podem participar do seu ciclo de transmissão, sendo que os cães e gatos são os principais responsáveis pela transmissão.

A doença não tem cura e pode matar animais e seres humanos. Por isso, a única forma de controlá-la é vacinando anualmente os animais de estimação. A vacinação destina-se à imunização de cachorro ou gato acima de 3 meses de idade.

O secretário de saúde de Pio IX, Francisco Eurdiomar, o Babá, disse que a SMS está elaborando também o cronograma de imunização para a zona rural do município e alerta a população sobre a importância da vacinação.

“Uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas é a vacinação, responsável pela diminuição do número de casos de raiva canina e felina, e consequentemente, raiva humana. A única forma de controlar a doença é por meio de vacinação anual, que é muito importante, pois a doença não tem cura, ela mata os animais e os seres humanos”, alertou o secretário.

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias