Pio IX

PIO IX: Saúde promove ações contra a dengue na zona rural

A Prefeitura de Pio IX, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira, 30 de janeiro, a uma série de ações de combate à dengue na zona rural do município.

De acordo com secretário de Saúde, Jônathas Leite, o Jonjon, os trabalhos estão sendo executados pela equipe de Vigilância Ambiental e Epidemiológica do município e serão divididos em seis ciclos.

Ações estão sendo executadas pela equipe de Vigilância Ambiental e Epidemiológica

“O objetivo é informar aos moradores de toda área rural de Pio IX sobre a doença. A primeira ação está ocorrendo na localidade Baixa do Poço, com a finalidade de conscientizar a população daquela região sobre os riscos e como eliminar o foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue”, informou o secretário.

Além da Dengue, o mosquito Aedes Aegypti transmite também outras arboviroses como Zika e Chikungunya. Segundo Jonjon, a ideia é agir preventivamente contra tais doenças.

Secretário de Saúde, Jônathas Leite, o Jonjon

“Para combatê-las, precisamos contar com a participação da população. É fundamental que as pessoas colaborem”, conclui.

Sobre a Dengue

Os principais sintomas da Dengue são febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, dores nos ossos e articulações. É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias