Municípios

Inverno tardio e praga de pulgões prejudicam plantio de feijão e milho no semiárido piauiense

Inverno tardio e praga de pulgões prejudicam plantio de feijão e milho no semiárido piauiense

As chuvas no semiárido piauiense chegaram tardiamente neste ano de 2021. As primeiras chuvas do mês de fevereiro animaram os agricultores e muitos araram suas terras para o plantio.

No entanto, com a irregularidades das precipitações, muitas sementes não germinaram e as covas ficaram “falhadas” e precisaram ser replantadas.

Seu Milton Adilão, da localidade Cruz das Almas, zona rural de Pio IX disse que o legume nascido sofre agora com a praga do pulgão. “É um inseto infeliz, bem pequeno, mas que chupa o legume todinho”, disse bastante preocupado o agricultor.

Plantação de feijão atacada pelo pulgão

O que é pulgão?

O pulgão é um pequeno inseto da família Aphidoidea que muitas vezes se camufla no meio das folhagens por conta da coloração marrom ou esverdeada. Alguns também possuem asas. Alimentando-se da seiva das plantas, o pulgão se multiplica rapidamente. Ele pode passar despercebido na plantação, até que as folhas das plantas começam a sofrer danos e ficar murchas, chegando à morte em alguns casos.

O pulgão é responsável também pela secreção de uma substância açucarada que facilita o desenvolvimento da fumagina, um fungo que prejudica a fotossíntese das plantas. E mais: ele pode ainda ser vetor de doenças causadas por vírus e bactérias.

Conforme informou o agricultor Milton Adilão, as chuvas é um inimigo natural dos insetos. “Caso chova, os pulgões desaparecem, se não, a única saída é pulverizar o plantio”, disse.

Plantação de feijão

Sobre o inverno 2021

Expectava é que mesmo tardio, o inverno de 2021 seja bom. Tanto meteorologistas como os chamados “profetas da chuva” sinalizam para chuvas acima da média no nordeste brasileiro.

Para saber mais sobre o inverno 2021, clique na matéria abaixo:

Inverno em 2021 será bom, mas “tardio”, preveem profetas da chuva

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias