DestaquePiauí

Polícia do Piauí alerta para novo “Golpe da Bíblia” e orienta população a redobrar cuidados com ligações

Criminosos utilizam mensagens religiosas para induzir vítimas a pronunciarem palavras de confirmação que podem ser usadas em tentativas de fraude

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Piauí emitiu um alerta sobre um golpe que tem sido aplicado por telefone e que ficou conhecido como “Golpe da Bíblia”. A estratégia consiste em abordar vítimas com um discurso religioso para induzi-las a responder palavras de confirmação durante a ligação, como “sim”, “autorizo”, “concordo” e “aceito”.

De acordo com o delegado Herdeson Bernardo, os criminosos aproveitam a boa-fé das pessoas para gravar essas respostas e utilizá-las em tentativas de fraude. Segundo ele, o contato costuma começar de forma cordial, com o suposto interlocutor pedindo autorização para ler um trecho da Bíblia, um salmo ou uma mensagem de fé.

Após a leitura, o golpista faz novas perguntas relacionadas ao conteúdo religioso, levando a vítima a responder expressões afirmativas. Conforme explica o delegado, esse material pode ser utilizado pelos criminosos em tentativas de validar operações fraudulentas, como abertura de contas, contratação de empréstimos ou confirmação de compras em nome da vítima.

Diante desse tipo de abordagem, a orientação da Polícia Civil é que a população tenha cautela ao receber ligações de números desconhecidos. Sempre que houver suspeita de fraude, o recomendado é encerrar imediatamente a chamada e evitar fornecer informações pessoais ou responder de forma afirmativa a perguntas que possam ser gravadas.

A corporação também reforça que, em caso de qualquer movimentação financeira suspeita ou tentativa de golpe, a vítima deve procurar imediatamente a instituição bancária envolvida e registrar um boletim de ocorrência para que o caso seja investigado.

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo