Picos

Polícia Federal deflagra operação e cumpre mandados em prefeituras na região de Picos

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (15) a Operação Paradoxo com o objetivo de apurar esquema de corrupção existente entre empresários e servidores públicos dos municípios de Ipiranga do Piauí e São Luís do Piauí.

A ação, realizada em parceria com a Controladoria Geral da União, visa apurar a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

25 Policiais Federais e três Auditores da CGU cumprem, ao todo, nove mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de Picos, São Luís do Piauí e Ipiranga do Piauí, todos localizados na microrregião de Picos. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Piauí.

Foto: Polícia Federal 

De acordo com a Polícia Federal, as investigações mostraram repasses vultosos de valores de empresas sediadas em Picos para agentes púbicos vinculados a municípios dessa microrregião. Ainda segundo a PF, os repasses, diversas vezes, ocorreram nas mesmas datas dos pagamentos realizados às empresas relativos a obras e serviços executados nos municípios envolvidos.

Até o momento, já foram apuradas irregularidades em procedimento licitatório que resultou na vitória de uma das empresas investigadas, bem como a remessa de valores a título de pagamento de vantagem indevida superior a R$ 1,5 milhão.

Além disso, restou demonstrada a utilização, pelo grupo criminoso, de pessoas interpostas com a finalidade de promover a lavagem do dinheiro obtido com a prática dos crimes.

O nome da operação (Paradoxo) é uma referência à contradição existente entre os fatos apurados e os princípios que devem nortear os servidores públicos.

Foto: Polícia Federal 

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias