DestaqueMunicípiosNotícias

Ex-cortador de cana vira produtor de cajuína no Piauí e tem ‘mudança radical’ de vida

A descoberta das potencialidades do Vale do Sambito provocou uma reviravolta no destino de Antônio Suíta. Atualmente produtor de cajuína, ele reconhece a importância do incentivo e capacitação  dos moradores na produção agroecológica da região.

Antônio trabalhava no Estado de São Paulo fazendo corte de cana-de-açúcar. Em 2010, Suíta se mudou  para o município de Valença do Piauí e, através de curso ministrado pela Emater- Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural-, o então desempregado descobriu a potencialidade da região: cajucultura.

“Tive uma mudança radical de vida. Hoje sou produtor de cajuína e vivo disso. Através deste curso eu vi que era viável trabalhar na cajucultura e desde então não preciso mais me deslocar para outros estados para buscar uma vida melhor”, conta Antônio Suíta.

Ex-cortador de cana vira produtor de cajuína no Piauí e tem ‘mudança radical’ de vida

O Vale do Sambito está localizado na região Nordeste do Piauí e é composto  por 15 municípios: Aroazes, Barra D’Alcântara, Elesbão Veloso, Francinópolis, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Lagoa do Sítio, Novo Oriente do Piauí, Pimenteiras, Prata do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, São Félix do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Valença do Piauí e Várzea Grande.

A presidente do território do Sambito e também produtora rural, Lidiane Veloso, destaca que desde 2008, quando foi instituída a primeira gestão rural da região, o Vale está se fortalecendo criando ações de continuidade dos projetos agropecuários.

As principais fontes de cultivo do Vale do Sambito são voltadas para o caju. Lidiane Veloso revela que desde que os produtores se organizaram no território a produção artesanal de cajuína na região foi dobrada.

“Estamos fazendo diferença. Conseguimos trazer o poder público para participar, além de definir os territórios agrícolas do Estado. Com essa organização podemos constatar que o Piauí é rico só é preciso trabalhar as potencialidades”,  ressalta a líder.

Fonte: Portal Grande Rede

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias