Municípios

Polícia investiga vídeo de prática de “quebra pote” com gatos dentro em Caldeirão Grande do Piauí

Polícia investiga vídeo de prática de “quebra pote” com gatos dentro em Caldeirão Grande do Piauí

O vídeo de um gato, preso dentro de um pote de barro e perseguido por uma multidão de pessoas no município de Caldeirão Grande do Piauí, ganhou repercussão nas redes sociais e tem causado revolta em entidades protetoras dos animais.

Nas imagens, o felino aparece preso dentro de um recipiente de barro enquanto uma aglomeração ao redor, muitas empunhando pedaços de madeira, aguardam o momento em que um popular quebra o pote e o animal sai em disparada.

O episódio teria acontecido na última sexta-feira (15) e as cenas foram rapidamente replicadas na internet. Em uma das publicações havia relatos de que o animal teria morrido após ser agredido pela multidão. Assista abaixo!

Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande do Piauí disse lamentar a ação, popularmente conhecida como “Quebra Pote”, é realizada há décadas na cidade pela própria comunidade, mas sem apoio do poder público.

No comunicado, a gestão municipal se compromete em cooperar com os órgãos e autoridades competentes para apurar  o caso e em executar ações de conscientização da população e políticas educativas para “mudar essa realidade”.

Delegado abre inquérito 

O delegado Emir Maia, titular da Delegacia do Meio Ambiente, informou ao Cidadeverde.com que a delegacia tomou conhecimento do caso em Caldeirão Grande do Piauí no domingo (17) e que na segunda-feira (18) lavrou um boletim de ocorrências sobre o caso.

“Ouvimos um ambientalista ligado à causa animal, que nos encaminhou vídeos, imagens, e instauramos um inquérito policial. Vamos até a cidade para saber se realmente se trata de um crime ou não”, destacou o delegado Emir maia.

O delegado criticou ainda a notícia de que o fato trataria de um costume na cidade. O que, segundo o delegado, não exclui o crime.

“Ele não pode ser contra a lei. Nós iremos à cidade para identificar os autores. Se realmente as evidências vierem nesse sentido, se for no crime de maus-tratos, os autores serão indiciados e o inquérito remetido à Justiça”, completou o delegado Emir Maia.

Fonte: Breno Moreno e Nataniel Lima / CidadeVerde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias