MunicípiosPiauí

Com fortes chuvas, barragens atingem capacidade máxima e sangram no Piauí

As fortes chuvas que têm caído sobre o Piauí nos últimos dias aumentaram o nível dos reservatórios localizados no Piauí. As barragens de Piracuruca, Emparedado (em Campo Maior), Taboquinha (em Beneditinos) e Mesa de Pedra (em Valença) já chegaram a 100% de sua capacidade e sangraram. Salinas, em São Francisco do Piauí, está com sua capacidade próxima do limite.

É o que mostra o Boletim Hidrometeorológico, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). Segundo a gerente de Meteorologia da Semar, Sônia Feitosa, as regiões Norte e Centro-Norte estão

“Os reservatórios que estão sangrando são os da região Norte, onde está tendo muita chuva agora, a exemplo de Campo Maior, Piracuruca e Beneditinos. Mesa de Pedra deve até reduzir volume e parar de sangrar pois deve reduzir a chuva na região”, informou ao Meionorte.com.

Com as chuvas que estão acontecendo, o nível dos rios da região Norte do estado está subindo, com tendência de aumento no decorrer dos próximos dois dias.

Foto: Eduardo Marchão/Agência Piaga

Rios no nível de alerta

Dados do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) mostram que o nível dos rios em três municípios do Piauí estão na cota de alerta. O Rio Longá, em Esperantina/PI, continua subindo e alcançou às 16h30 desta sexta-feira (11), 7,01 metros, devendo alcançar até as 20h45, 7,05 m, próximo da cota de inundação (7,40 m).

Em Luzilândia, o rio atingiu às 16h30 de hoje, 5,55 m, apresentando estabilidade nas últimas horas. Para atingir a cota de inundação deve chegar a nível igual ou superior a 5,70m.

Já o Rio Marataoan, em Barras, diminuiu o seu volume, mas continua na cota de alerta, com nível em 3,94 m.

Fonte: Mewio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias