MunicípiosPiauí

Município do Piauí realiza segundo Festival da Ata e apresenta iguarias feitas com a fruta

Lagoa de São Francisco, no Norte do estado, resolveu fazer o festival para reduzir o desperdício da fruta que é abundante no município.

Entre os meses de fevereiro e abril, uma grande quantidade de atas (também conhecida como pinha, condessa ou fruta do conde) são colhidas nos quintais de casas em Lagoa de São Francisco, município distante 208 km de Teresina. Para evitar o desperdício e apresentar novas formas de aproveitar a fruta, um festival foi dedicado à ata.

Dindins, mousse, bolo e a fruta in natura foram apresentados no evento, que ocorreu neste fim de semana, na comunidade Engano de Baixo e também contou com apresentações culturais.

Município do Piauí realiza segundo Festival da Ata e apresenta iguarias feitas com a fruta — Foto: TV Clube
Município do Piauí realiza segundo Festival da Ata e apresenta iguarias feitas com a fruta — Foto: TV Clube

“O festival surgiu por conta da grande produção de ata que tem na região. A nossa associação aqui pensou de fazer um evento para reaproveitar os benefícios dessa fruta, por ter um grande desperdício, também tem o objetivo de replantar novas áreas, por observar que tem diminuído a produção, por conta de árvores já serem bastante adultas. Estamos distribuindo as sementes com o texto ensinando como plantar, cultivar e até a colheita”, explicou o secretário de Agricultura, Valdiner Silva.

A estudante Hellen de Oliveira já sabe o quanto a fruta ajuda o organismo. “Ela serve para ter uma pele, cabelo saudáveis, com hidratação já que a polpa tem 70% de água, também melhora o sistema imunológico, combate a anemia e a prisão de ventre”, destacou.

Fonte: g1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias