Picos

Inaugurado o primeiro voo noturno e início de nova fase no Aeroporto de Picos

Na noite da última quarta-feira (15), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, celebrou um marco significativo para a aviação regional ao inaugurar o primeiro voo noturno no Aeroporto de Picos. A conquista veio após a conclusão das obras de recuperação e instalação do balizamento noturno na pista, possibilitando operações aéreas após às 18h.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador e sua comitiva, que, após cumprir uma extensa agenda no município, realizaram a primeira decolagem noturna com destino a Teresina. O balizamento noturno foi oficialmente regulamentado e aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), representando uma vitória significativa para a aviação regional no estado.

Em declaração durante o evento, o governador Rafael Fonteles destacou a importância da nova infraestrutura para a região. Entregamos o balizamento noturno oficialmente regulamentado e aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). É uma grande vitória, pois passa ser possível ter, por exemplo, o serviço de Samu Aéreo à noite, além de poder atrair investidores“, afirmou o governador.

Rafael Fonteles também antecipou planos para o setor, revelando que em breve o Aeroporto de Picos e outros aeroportos no Piauí terão voos comerciais.

Estamos fazendo um grande plano de aviação regional com o apoio do secretário de turismo, Paulo Santos, e da Investe Piauí, para que a gente possa, nos aeroportos regionais, como Picos, Floriano, Bom Jesus, ter voos regulares comerciais, pelo menos com aquela aeronave ATR 42, com (capacidade de) até 40 passageiros“, frisou o governador.

A obra do Aeroporto de Picos, realizada pela Secretaria dos Transportes (Setrans), abrangeu não apenas o balizamento noturno, mas também a reforma da pista de pouso e decolagem, faixa de pista, pátio de estacionamento, terminal de passageiros e vias de acesso. O investimento total foi de R$ 7.113.909,18, provenientes do Tesouro Estadual.

O secretário dos Transportes, Jonas Moura, expressou sua satisfação com a conclusão da obra, ressaltando que a autorização da Anac era fundamental. “O governador sabe da nossa luta para que a gente pudesse regularizar com portaria, com tudo legalizado. E agora a pista de 1.640 metros está pronta para receber voos 24 horas”, concluiu o gestor.

Informações do Governo do Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias