DestaqueSaúde

Água com limão emagrece? Conheça todos os benefícios

A água com limão pode trazer muitos benefícios à saúde se consumida de forma correta

Água com limão emagrece? Conheça todos os benefícios
Água com limão pode trazer benefícios à saúde | Reprodução/Internet

Muito se fala sobre o consumo da água com limão e seus benefícios, sobretudo no processo de emagrecimento. Apesar de levar essa fama, no entanto, os profissionais da área da nutrição afirmam que a combinação não tem o poder de eliminar calorias. Mas oferece diversos benefícios para a saúde e deve sim ser consumida.

“Não existem estudos que comprovem ação direta da água com limão no aumento do metabolismo e na redução de peso. No entanto, considerando que a água com limão (sem açúcar) não é muito calórica e não eleva tanto a glicose como refrigerantes e sucos concentrados, ela pode ser uma opção a essas bebidas e ajudar a controlar o ganho de peso corporal”, explica a nutricionista Laís Gouveia ao EuAtleta.

A nutricionista Monik Cabral, em entrevista para o Terra, também negou a eficácia da água com limão para a perda de peso, mas ressalta outros benefícios.”O limão estimula a secreção biliar e pancreática, que contém agentes de saponificação, responsáveis pela digestão das gorduras, por isso contribui para uma digestão mais eficaz. No entanto, isso não significa que vai emagrecer tomando apenas água com limão”, alerta

Apesar de não ser algo “milagroso” como se dissemina nas redes sociais, a água com limão possui sim benefícios. Além de hidratar, pode ser uma ótima alternativa para repor algumas vitaminas do corpo, como a Vitamina C, que reforça a imunidade. O limão é uma fruta rica ainda em citrato, vitaminas do complexo B, flavonoides como hesperidina e limoneno, dentre outros compostos.

A ingestão de limonada ou suco de limão ajuda a aumentar a produção de saliva, beneficiando quem sofre com boca seca (xerostomia); auxilia no combate ao cálculo renal; aumenta a motilidade intestinal, além de ser um poderoso antioxidante. Não há uma contraindicação para a bebida, mas se consumida uma vez por dia já é suficiente para se ter estes benefícios.

Mas qual seria o melhor horário para tomar água com limão? Segundo a nutricionista Luanna Caralamac, em entrevista para o Correio do Estado, o melhor horário para este consumo é pela manhã ou após o almoço, como se fosse um suco. O ideal é não adoçar, assim a bebida não é alterada pelo açúcar, que pode prejudicar a saúde e a perda de peso.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias