MunicípiosPiauí

‘Doença do tatu’ mata homem e duas pessoas estão internadas em estado grave no Piauí

Foto: Rômulo Maia/Cidadeverde.com

Nesta segunda-feira (22) a Secretaria de Saúde de Simões, distante 451 km da Capital Teresina, confirmou a primeira morte provacada pela Paracoccidioidomicose, mais conhecida por “doença do tatu”.

Através de nota, a pasta informou que outras duas pessoas foram diagnosticadas com a doença e estão internados no Hospital Regional de Picos.

Os pacientes contaminados são do sexo masculino, dois deles residentes na zona rural e um na sede urbana. O trio estava caçando quando teve contato com o solo contaminado com o fungo.

O óbito ocorreu na última sexta-feira (19). O paciente apresentou sintomas graves e buscou o Hospital Municipal. Em razão da gravidade do estado de saúde foi encaminhado ao Hospital Regional de Picos, vindo a falecer.

As outras duas pessoas contaminadas são um irmão da vítima fatal e um amigo que também participou da caçada.

Os pacientes estão internados na ala de enfermaria e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Picos. A informação foi confirmada pela assessoria da unidade.

A transmissão

Paracoccidioidomicose não é transmitida por animais ao homem, nem de uma pessoa para outra. A transmissão é sempre pela inalação de esporos que estão no solo contaminado (poeira que sai do buraco).

A pessoa infectada pode apresentar lesões na pele, tosse, febre, falta de ar, comprometimento pulmonar, emagrecimento, inclusive podendo manifestar a forma grave vindo a óbito.

Paula Monize/Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias