Destaque

Esses são os 7 passos para ser feliz, segundo estudo de Harvard

A felicidade é um momento durável de satisfação, onde o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado, um momento onde não há nenhum tipo de sofrimento. Para muitos, esse é um termo complexo. Afinal, o que é a felicidade? O significado pode ser diferente para cada pessoa. Agora, esse sentimento único e contagiante se tornou alvo de estudos.

Assim como do professor de psicologia positiva na Universidade de Harvard, Tal-Ben-Shahar e autor dos best-sellers “Mais Feliz” e “Ser Feliz”. O especialista atualmente leciona para alunos de pós-graduação online da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na disciplina “Psicologia Positiva: A Ciência da Felicidade”, que trata aspectos psicológicos de uma vida realizada.

Afinal, o que é a felicidade? O significado pode ser diferente para cada pessoa | Reprodução: Internet

A felicidade é inalcançável?

Segundo o educador, a felicidade não é apenas um estado emocional inalcançável, mas algo que pode ser aprendido e cultivado, tal como uma habilidade. Tal-Ben-Shahar defende que, com prática e dedicação, é possível desenvolver práticas que conduzem a uma vida mais alegre.

Em seu curso na Universidade, Tal Ben-Shahar aborda uma metodologia que ele chama de “fórmula da felicidade”, que consiste em sete passos simples para aplicar no cotidiano. A seguir aprenda os passos para ser feliz genuinamente:

Tempo de qualidade: segundo o professor, a chave número um da felicidade é o tempo que passamos com a nossa família e os amigos, as pessoas que nos importam e que se importam conosco

Perdoe seus próprios fracassos: o primeiro passo, segundo o professor, é reconhecer que as falhas e os erros são parte integral da experiência humana. Portanto, em vez de reprimi-los, devemos celebrá-los como oportunidades de crescimento e aprendizado. Estudos anteriores descobriram que níveis baixos de perdão estão associados a transtornos como depressão, ansiedade e baixa autoestima.

Seja grato pelas coisas boas: Ben-Shahar defende que a gratidão regular pelos aspectos positivos de nossas vidas aumenta nosso bem-estar geral.

Pratique esportes: a atividade física regular proporciona inúmeros benefícios à saúde física e mental. Nas palavras do professor, praticar 30 minutos de caminhada por dia faz a diferença. O sono adequado e hábitos alimentares saudáveis também levam à saúde física e mental.

Simplifique, no lazer e no trabalho: o estresse e a sobrecarga podem aliviar com a simplificação de nossas vidas, tanto no ambiente de trabalho quanto no tempo pessoal. Portanto, é melhor focar em apenas uma tarefa, evitando fazer tudo ao mesmo tempo.

Aprenda a meditar: a meditação é uma ferramenta poderosa para acalmar a mente e promover a autoconsciência.

Tenha resiliência: a capacidade de enfrentar dificuldades e se adaptar às mudanças é fundamental para a saúde mental a longo prazo.

Não busque pela perfeição

O especialista destaca o papel ativo que cada um tem na própria felicidade. Ao invés de buscar a perfeição, o professor incentiva seus estudantes a apreciarem o processo da vida, com todas as suas imperfeições e desafios Enfim, a “fórmula da felicidade” serve não apenas para a sala de aula, mas para toda a vida. Em um mundo cada vez mais apressado e com tantos desafios, trazer esses sete passos para o dia a dia pode ser uma maneira significativa de trazer mais alegria e bem-estar para a vida.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias