Destaque

CadÚnico: Faça sua inscrição e comece a receber o BOLSA FAMÍLIA

Milhares de pessoas tentam ingressar na folha de pagamento de diversos benefícios sociais do país, mas nem sempre isso é possível. Para começar a receber o pagamento de vários benefícios, os interessados precisam se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), mas esse não é o único requisito para começar a receber os repasses financeiros.

Na verdade, existem diversos fatores que classificam os inscritos, determinando quais pessoas terão direito aos programas sociais e quais ficarão de fora. Aliás, boa parte das pessoas que se inscrevem no CadÚnico desejam entrar na folha de pagamento do Bolsa Família, mas a tarefa não deverá ser muito fácil para quem não estiver informado sobre o processo.

FOTO: REPRODUÇÃO

Importância do Bolsa Família para os brasileiros

Em primeiro lugar, vale destacar que o Bolsa Família principal programa de transferência de renda do país ajudou. No ano passado, o benefício foi pago Postdiretamente a mais de 21 milhões de famílias que se encontravam em situação de vulnerabilidade social e econômica no Brasil.

Os repasses acontecem mensalmente, e os segurados já estão ansiosos para acessarem os valores de janeiro. Entretanto, ainda há muitas pessoas que estão em processo de inscrição, tendo que passar por entrevistas para que o governo as classifique de acordo com as informações dadas. A propósito, o Governo Federal possui diversos benefícios sociais para ajudar as famílias que não possuem renda mínima para terem acesso a todos os direitos assegurados pela Constituição Federal do Brasil. Contudo, ainda existem muitas pessoas que precisam do Bolsa Família, mas não sabem como se inscrever no programa.

Caso você seja uma destas pessoas, não se preocupe. Neste texto, você verá o passo a passo para se inscrever no CadÚnico e começar a receber as parcelas mensais do Bolsa Família.

Bolsa Família foi pago diretamente a mais de 21 milhões de beneficiários em todos os meses de 2023
Bolsa Família foi pago a mais de 21 milhões de beneficiários em todos os meses de 2023. Imagem: Reprodução

Você sabe o que é Cadastro Único?

Em resumo, o governo possui diversos instrumentos para identificar e caracterizar as pessoas de baixa renda do país. O grande destaque fica com o CadÚnico, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

A saber, o Cadastro Único permite o ingresso em programas sociais do país, como o Bolsa Família. No entanto, as famílias inscritas não entram automaticamente nos programas do governo, pois cada benefício possui regras específicas que permitem a entrada de novos beneficiários. Portanto, a inscrição no CadÚnico não garante o ingresso automático nos programas sociais do país. Contudo, a entrada nos benefícios só poderá acontecer se a pessoa estiver inscrita no Cadastro Único.

FOTO: REPRODUÇÃO

Veja quem pode se inscrever no CadÚnico

De acordo com as regras definidas pelo Governo Federal, o CadÚnico surgiu para inserir as famílias mais pobres do país em programas sociais. Assim, apenas os cidadãos de baixa renda podem se inscrever para receber os benefícios.

Veja quais são os requisitos para fazer a inscrição no CadÚnico:

  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias com renda mensal total de até 3 salários mínimos;
  • Famílias com renda mensal superior a meio salário mínimo por pessoa, mas que estejam vinculadas ou pleiteando a permanência em programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões;
  • Pessoas que vivem em situação de rua, seja sozinha, seja com a família.

Para se inscrever no programa de dados do governo, a pessoa deverá comparecer a algum Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto do Cadastro Único. No local, o cidadão passará por uma entrevista com perguntas sobre a composição familiar.

FOTO: REPRODUÇÃO

Confira os documentos para levar ao CRAS

O comparecimento ao CRAS é necessário para que as pessoas respondam questionamentos sobre rendimentos, despesas e características do domicílio e dos membros da família. As respostas devem ser verdadeiras para que os usuários não tenham os benefícios bloqueados em caso de inconsistência dos dados.

No CRAS ou no posto do Cadastro Único, o responsável familiar deve apresentar obrigatoriamente o CPF ou o título de eleitor para realizar o cadastramento. Já para os demais membros da família, o responsável deverá apresentar qualquer um dos documentos abaixo:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.
FOTO: REPRODUÇÃO

Após a entrevista, o cidadão receberá o Número de Identificação Social (NIS), caso ainda não o tenha. Apenas com o NIS que as famílias poderão participar de programas sociais através do CadÚnico.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família

Já é possível conferir o calendário de pagamentos do Bolsa Família de janeiro de 2024. A Caixa Econômica realiza os repasses nos dez últimos dias úteis, conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos usuários. Dessa forma, um novo grupo tem acesso ao valor em suas contas a cada dia útil.

Os repasses de janeiro só terão início início no dia 18, como habitualmente acontece, ou seja, os usuários terão que esperar quase um mês começarem a receber os valores do benefício social.

Confira o calendário de pagamentos do Bolsa Família de janeiro de 2024:

Data do pagamento Final do NIS
18 de janeiro (quinta-feira) 1
19 de janeiro (sexta-feira) 2
22 de janeiro (segunda-feira) 3
23 de janeiro (terça-feira) 4
24 de janeiro (quarta-feira) 5
25 de janeiro (quinta-feira) 6
26 de janeiro (sexta-feira) 7
29 de janeiro (segunda-feira) 8
30 de janeiro (terça-feira) 9
31 de janeiro (quarta-feira) 0

Fonte: Notícias Concursos

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias