Pio IX

Campus do Instituto Federal do Piauí em Pio IX realiza I Seminário da Cajucultura; vejas fotos e vídeo

O Campus Pio IX do Instituto Federal do Piauí (IFPI) realizou de 25 a 27 de outubro, o seu I Seminário da Cajucultura. O evento totalmente gratuito contou com a participação de profissionais renomados da área que palestraram sobre temas importantes, como a polinização do cajueiro, os principais clones de caju e o seu manejo para o semiárido, cuidados com as doenças do cajueiro, ações do PRODETER, ações da COCAJUPI.

Como parte da programação ainda, os participantes do I Seminário da Cajucultura participaram de um minicurso sobre processamento integral do caju e estiveram visitando fábricas de cajuína na zona rural do município.

Campus do Instituto Federal do Piauí em Pio IX realiza I Seminário da Cajucultura

Programação do I Seminário da Cajucultura

Na terça-feira, dia 25, durante a abertura do evento, houve um momento cultural com os alunos do Campus e na ocasião, o poeta e cirurgião-dentista e jornalista Rômulo Maia, apresentou dois cordéis de sua autoria junto com o seu pai, Luís Pereira.

Na sequência a professora e Engenheira Agrônoma Milena Almeida ministrou uma palestra sobre importância das abelhas para a cajucultura. Durante as discussões, a palestrante esclareceu dúvidas dos participantes sobre a contribuição das abelhas na polinização do cajueiro.

Ainda na parte da manhã o presidente da COCAJUPI, Jocibel Bezerra ministrou sobre as ações e perspectivas da COCAJUPI. No período da tarde, o agente de desenvolvimento do BNB (Banco do Nordeste do Brasil) e Coordenador do PRODETER, Agivan Moura, discorreu sobre as ações e perspectivas do PRODETER.

Campus do Instituto Federal do Piauí em Pio IX realiza I Seminário da Cajucultura

Em seu segundo dia, na quarta-feira, dia 26, pela manhã, os pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical, Luiz Serrano e Marlon Valentim ministraram as palestras: O cultivo do cajueiro Anão; Principais clones para o semiárido; e Manejo de doenças do cajueiro no semiárido.

À tarde, os participantes do seminário visitaram duas fábricas de cajuína, uma localizada no Assentamento Santa Fé e outra no Assentamento Nova esperança na zona rural do município de Pio IX.

Particpantes do I Seminário da Cajucultura visitaram fábricas de cajuína

Na quinta-feira, dia 27 de outubro, o seminário contou durante todo o dia com o minicurso de Processamento Integral do Caju, com Lenildo Lima, consultor do SEBRAE.

Para a equipe gestora do Campus Pio IX do Instituto Federal do Piauí, o I Seminário da Cajucultura foi um grande sucesso e cumpriu com seu objetivo.

Raimunda Ferreira, Diretora Geral do Campus do IFPI em Pio IX

“O município de Pio IX é o maior produtor de caju do estado e o segundo maior produtor do país e, esse evento, tem como objetivo trazer mais conhecimentos e técnicas de ponta no que se refere a cultura do caju”, declarou Raimunda Ferreira, Diretora Geral do Campus.

A educadora e parlamentar Eliane Bezerra durante a abertura do evento ao fazer uso da palavra, teceu elogios ao trabalho e dedicação do professor Nicolau Freitas junto ao Campus do IFPI em Pio IX.

Professora e parlamentar, Eliane Bezerra

“É muito gratificante pra gente que nasce no município do potencial de Pio IX, e ganha um lutador desse com a finalidade de tornar o nosso município mais próspero, mais produtivo”, elogiou a parlamentar.

Presenças

Participaram do I Seminário da Cajucultura do Campus do IFPI de Pio IX a presidente da Câmara Municipal de Pio IX, Domitilia Lopes; Vereadora e professora Eliane Arrais Bezerra; presidente do STTR de Pio IX, Erinaldo Andrade; presidente do Sindicato Rural de Pio IX, Luís Pereira; coordenador do curso Técnico em Agropecuária, Webiston Nicolau; coordenador da Fazenda Escola, Fábio Carreiro Chaves de Melo; egresso do Curso Técnico em Agropecuária e bolsista do AgroIFNordeste do IFPI Campus de Pio IX, Antônio Genielton; aluna do curso Técnico em Agropecuária e bolsista de pesquisa, Maria do Patrocínio Alves Viana; Dr. Silvio Brito, coordenador da assistência técnica e gerencial do Senar; dentre outros. 

Assista ao vídeo:

Veja as imagens:

DCIM100MEDIADJI_0178.JPG

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias