Pio IX

Prefeitura de Pio IX e Incra realizam solenidade de assinatura de crédito e adesão ao Fomento Mulher e beneficia mais de 250 famílias de assentados

Prefeitura de Pio IX e Incra realizam solenidade de assinatura de crédito e adesão ao Fomento Mulher e beneficia mais de 250 famílias de assentados

A Prefeitura de Pio IX em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), promoveu na manhã desta sexta-feira, 22 de outubro, uma solenidade de assinatura de contratos e concessão de créditos para famílias de quatro assentamentos do município.

A cerimônia foi realizada na quadra poliesportiva da Unidade Escolar Maria Matutina seguindo todos os protocolos das autoridades sanitárias e contou e com a presença de representantes dos dois órgãos, autoridades e famílias beneficiadas com o programa.

Parceria da Prefeitura de Pio IX com Incra beneficiará nesta nova etapa 250 famílias

De acordo com prefeito Silas Noronha, a parceria da Prefeitura de Pio IX com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária beneficiará nesta nova etapa, 250 famílias piononenses que residem nos assentamentos Guaribas I, Paulo Freire, 04 Irmãos Jurema e Ponta da Serra.

Na ocasião foram assinados a adesão ao Fomento Mulher, programa que beneficiará os moradores dos assentamentos de Pio IX por meio das atividades desenvolvidas pelas mulheres. O crédito a ser disponibilizado pelo Incra será de R$ 5 mil, por unidade familiar, em parcela única. Uma conquista que só foi possível através do termo de cooperação técnica firmado pela atual gestão municipal de Pio IX junto ao Incra.

As famílias dos quatro assentamentos foram beneficiadas também com a assinatura de uma linha de crédito de apoio inicial de R$ 2.400 como reconhecimento da importância do trabalho e implantação de quintais e cadeias produtivas visando garantir alimentação saudável, mais qualidade de vida e geração de renda dos assentados.

A solenidade contou ainda com a assinatura de títulos provisórios de posse e concessão de uso de terras e um termo para a construção de 58 novas casas nos referidos assentamentos.

No uso de sua fala, o superintendente do Incra, Tiago Vasconcelos, parabenizou as famílias beneficiadas e enalteceu a parceria com a Prefeitura de Pio IX.

Superintendente do Incra, Tiago Vasconcelos, discursa durante a solenidade

“É uma política pública, prefeito Silas Noronha, extraordinária. Primeiro, porque no papel nosso que nós temos lá no Incra, de reforma agrária, nós temos que não só, colocar eles na terra que eles estão, mas dar a eles condição para produzir. Então como nosso braço estava curto, a gente precisou de ajuda. E aí é que eu fico feliz porque a gestão do prefeito Silas Noronha disse: pois se é ajuda que vocês estão precisando para ajudar meu povo, nós estamos à disposição do Incra para ajudar”, destacou Tiago Vasconcelos.

O superintendente do Incra fez questão também de destacar a prontidão e a sensibilidade do Prefeito Silas Noronha em ajudar as famílias que residem nos assentamentos.

“Eu tenho certeza que os assentados e assentadas de Pio IX que estão aqui, prefeito Silas Noronha, eles sonharam com esse momento há muito tempo. Quero ressaltar aqui, sobretudo, a sensibilidade do prefeito Silas Noronha. Porque a coisa vinha arrastando de outra gestão sem acontecer. Mas na hora que os meninos procuraram o Silas ele colocou logo uma mulher danada, a Fernanda. E aí ela juntou com eles aqui e o negócio foi se confirmando. E a gente conseguiu fazer com que esse acordo de cooperação técnica vingasse e hoje aqui, a gente está fazendo esse momento tão especial para vocês”, ressaltou.

Em sua fala, o prefeito Silas Noronha destacou que a parceria firmada junto ao Incra demonstra o compromisso de sua gestão em ajudar o povo mais humilde do município.

Prefeito Silas Noronha fazendo uso da palavra

“Quero dizer também que a parceria do INCRA e da prefeitura foi firmada na nossa gestão. Porque o termo de cooperação só foi assinado há quinze dias atrás, por mim. Um vereador disse que eu não sei falar. É melhor falar ruim e gostar do povo humilde do que falar bem e não gostar”, disse o prefeito em um dos trechos de sua fala.

Presenças

Além do prefeito de Pio IX, Silas Noronha e do superintendente do ncra, Tiago Vasconcelos, a solenidade contou ainda com as seguintes presenças: Vice-prefeito, Etinho Bezerra; deputado Georgiano; vereadores Geraldinho, Gabriel Noronha, Eliane Bezerra e Hipérides Alencar; secretária de Ação Social Fernanda Noronha; secretárias de Finanças Weruska Noronha; Secretário de Admnistração Samuel Noronha; Procurador do município, Dr. Juarez; representante do Interpi Ranieri; representante do Incra Weline Borges; gerente do Banco do Brasil de Pio IX Helder Matos, representante dos presidentes do assentamentos Kailton Santos; ex-vereador de Pio IX Carivaldo Antão; o prefeito de Fronteiras, Eudes Agripino Ribeiro; familiares dos assentados beneficiados, dentre outros.

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias