Destaque

Governo anuncia: inscrições para obter a CNH GRATUITA vão até outubro; corra!

Os brasileiros que se enquadram nos critérios poderão emitir a carteira de motorista gratuitamente. Saiba como se inscrever.

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento necessário para todos que desejam autorização para conduzir veículos. O processo para emiti-lo, no entanto, é caro e demorado. Em primeiro lugar, é necessário fazer aulas teóricas sobre o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em um CFC (Centro de Formação de Condutores). Em seguida, o brasileiro deve realizar uma prova teórica.

O próximo passo é fazer a simulação para depois começar a aula prática. Por fim, ele faz a prova prática e se passar, poderá ter sua CNH. Todo esse processo custa, em média, R$ 3 mil. O preço varia conforme o estado do motorista. Mesmo assim, a população de baixa renda, muitas vezes, não tem condições de emitir o documento. Por essa razão, o Governo criou um programa que o oferece de forma gratuita.

renovar-cnh
Saiba quem pode solicitar a CNH gratuita – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Governo anuncia inscrições para CNH grátis; veja quem pode participar

Antes de mais nada, é importante deixar claro que a iniciativa é do governo estadual. Atualmente, existe uma lei federal que criou o CNH Social. No entanto, cada estado fica livre para aderir ao programa ou não. Vale destacar que as regras podem variar conforme o local. Outro ponto importante é que também existem iniciativas governamentais para viabilizar o acesso à carteira de motorista.

É o caso do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio Grande do Norte. O órgão anunciou que a população do estado vai poder emitir todas as categorias da carteira de motorista gratuitamente. Vale destacar que para ter acesso ao benefício, é necessário se enquadrar nos critérios definidos pelo Detran.

Confira quem pode se inscrever

  • Brasileiros que estão inscritos em programas sociais como o Bolsa Família;
  • Quem está cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Vale destacar que o programa isenta os brasileiros dos seguintes gastos.

  • Exames médicos e psicodélico;
  • CFC (aulas teóricas);
  • Taxas de emissão do documento;
  • Custos de aprendizagem.

Saiba como se inscrever

As inscrições para obter a CNH de forma gratuita acabam no dia 24 de setembro. Os interessados devem acessar o site do Detran, por meio deste link: https://cnhpopular.detran.rn.gov.br/.

No cadastro, será necessário informar a renda mensal familiar da pessoa, bem como o último emprego. Além do mais, o interessado deverá informar o NIS (Número de Inscrição Social). Vale destacar que existem mais informações sobre o programa na página. Os moradores do estado também podem acessar o edital no endereço eletrônico do CNH Popular.

Descubra se o seu estado oferece a carteira de motorista grátis

Conforme já mencionado, nem todos os estados oferecem a CNH Social. Para saber se onde você mora existe um programa correspondente, é necessário acessar a página do Detran. As regras também variam conforme a legislação local. De forma geral, os brasileiros de baixa renda, desempregados ou inscritos no CadÚnico podem emitir o documento gratuitamente.

Infrações que suspendem imediatamente sua CNH

Você sabia que algumas infrações são consideradas tão graves que, ao invés de acumular pontos na carteira e exigir pagamento de multas, acabam gerando a suspensão do documento? Veja algumas:

  • Beber álcool e dirigir: suspensão de 12 meses;
  • Negar-se a realizar o bafômetro: suspensão de 12 meses;
  • Não prestar socorro se vir uma vítima de trânsito: suspensão de 12 meses;
  • Fazer algumas manobras vistas como perigosas: suspensão de 12 meses;
  • Correr contra outros carros sem autorização: suspensão de 12 meses;
  • Fazer ultrapassagem entre carros do sentido contrário: suspensão de 12 meses.

Quais as novas categorias da CNH?

Recentemente, os motoristas ficaram surpreso com a chegada de novas categorias no documento. Na verdade, trata-se apenas de uma normativa que implica que a nova CNH deve conter descrições de categorias conforme o padrão internacional.

Com isso, o documento pode ser aceito internacionalmente, me países do Mercosul. Isso quer dizer que, na verdade, não há novas categorias na prática, pois elas ainda continuam como sempre:

  • A – veículos com duas ou até três rodas;
  • B – veículos de até 3,5 mil kg até oito lugares;
  • C – veículos de transporte de carga até 3,5 mil kg;
  • D – veículos para transportar passageiros com mais de 8 lugares;
  • E – todos das categorias anteriores, menos A, com unidade acoplada de mais de 6 mil kg e acima de 8 lugares;
  • AAC – veículos com duas ou até três rodas e uma capacidade de 50 cilindradas.

Fonte: Pronatec

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias