Pio IX

Prefeitura de Pio IX promove ação de testagem de Covid-19 e desinfecção das ruas do povoado São Bento

Prefeitura de Pio IX promove ação de testagem de Covid-19 e desinfecção das ruas do povoado São Bento

O povoado São Bento, distante 24 km da sede de Pio IX, apresentou nas últimas semanas altos índices de casos positivos de Covid-19. Como medida preventiva para evitar a disseminação de novos casos, a prefeitura, através da secretaria Municipal de Saúde, realizou uma série de testagens na comunidade. O dia 12 de maio foi o dia D de testagens, com testes rápidos. Já no último sábado, 22, foram testados novamente todos os moradores da comunidade que manifestaram interesse. Desta vez, foram feitos testes RT e PCR, que serão enviados para o Laboratório Central LACEN. O resultado está previsto para a próxima terça feira, 25 de maio.

O Secretário Municipal de Saúde, Francisco Erdiumar (Babá), visitou o local da testagem, a Unidade Básica de Saúde de São Bento, e ressaltou a importância das medidas de prevenção.

Secretário Municipal de Saúde, Francisco Erdiumar (Babá)

“Além das medidas de higienização, a forma mais eficaz de combater definitivamente a disseminação do vírus é o isolamento social, especialmente, as pessoas que estejam positivadas. Por isso, a testagem é muito importante”, afirmou o secretário.

A Vigilância Sanitária teve um papel fundamental na orientação, controle e acompanhamento durante as testagens. Para a diretora da vigilância, Rithiele Alencar, a ação foi muito importante, pois as testagens contribuirão para o isolamento social daqueles casos positivados.

Wiles Sousa, líder comunitário do povoado São Bento, distrito de Pio IX

A ação contou também com o apoio importante dos Agentes Comunitários de Saúde, liderados pela ACS Maria da Cruz Sousa, os colaboradores da UBS e o líder comunitário Wiles Sousa que, juntos, fizeram todo o trabalho de mobilização e marcação de horários para que não ocorressem aglomerações.

“Venho manifestar gratidão à secretaria municipal de saúde de Pio IX e aos colaboradores pela realização da testagem na comunidade São Bento. Sabemos que precisamos isolar o vírus e a melhor forma é a população fazer também sua parte”, relatou Wiles Sousa, líder comunitário.

A comunidade se manifestou positivamente e buscou as orientações para prevenir-se de maiores sofrimentos. No final da tarde, uma equipe da Vigilância Epidemiológica também foi até o povoado para realizar o trabalho de desinfecção das ruas.

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias