DestaqueSaúde

5 coisas da sua casa que são mais sujas do que o vaso sanitário

Esses objetos e superfícies são mais sujos do que o assento do seu vaso sanitário, e você provavelmente já tocou em pelo menos um deles hoje.

Se você está entre aquelas pessoas que acreditam que os assentos de vaso sanitário são o lugar mais sujo de uma casa, você está enganado.

Em média, um vaso sanitário contém 3,2 milhões de bactérias, contudo a ciência provou que existem itens muito mais sujos em sua casa, e você provavelmente os usa regularmente. Veja a seguir.

1. Tábua de cortar

Pesquisadores da Universidade do Arizona descobriram que a tábua de corte tem 200 bactérias fecais a mais do que um assento de vaso sanitário e é principalmente da carne crua que você prepara nela.

Apesar disso, as tábuas de corte são fáceis de esterilizar. Basta limpá-las com água e detergente líquido após cada uso.

2. Celular

Em um estudo de 2018, a Initial Washroom Hygiene descobriu que os celulares são cerca de 7 vezes mais sujos do que os assentos sanitários e os números podem ser piores se você usar o aparelho enquanto estiver no banheiro.

A dica, para diminuir a exposição a germes, é limpar seu telefone com lenços umedecidos ou um pano úmido e macio; e sobretudo, deixá-lo longe do banheiro.

3. Comedouro de animais de estimação

Você sabia que, se o seu cão lamber a borda interna de um comedouro sujo, ele acabará engolindo 2.110 bactérias por centímetro quadrado? Chocante, não é mesmo?

Então, para manter os animais de estimação saudáveis, lave todas as tigelas de comida após cada refeição com água quente e sabão.

4. Dinheiro

Certamente você já ouviu que “o dinheiro faz o mundo girar”. No entanto, o mundo não é a única coisa gira. Infelizmente, o dinheiro também faz os germes e bactérias circularem.

De acordo com a Universidade de Nova York, cada nota de dólar contém até três mil tipos de bactérias em sua superfície, devido ao grande número de pessoas que tocam no dinheiro. Portanto, é sempre uma boa ideia higienizar as mãos depois de tocar em cédulas e moedas.

5. Esponja de cozinha

As esponjas não são apenas mais sujas do que o assento do vaso sanitário, mas são mais sujas do que qualquer outro item em sua casa. Quando os pesquisadores investigaram 14 esponjas de cozinha usadas, encontraram 45 bilhões de micróbios por centímetro quadrado, de acordo com a revista Nature.

Panos de prato e esponjas abrigam a maior quantidade de E. coli e outras bactérias fecais, principalmente porque não são substituídos com a frequência que deveriam.

Portanto, sempre substitua esponjas e lave panos de prato, toalhas e guardanapos frequentemente, antes que se tornem um lar para trilhões de bactérias.

Fonte: Tudo Bahia

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias