DestaquePiauí

Presidente do TRE-PI diz que municípios com histórico de violência nas eleições serão mapeados

Na manhã desta segunda-feira, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou uma Sessão Solene para dar posse aos Desembargadores Sebastião Ribeiro Martins e Ricardo Gentil Eulálio Dantas como Presidente e Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, respectivamente.

O presidente, desembargador, Sebastião Ribeiro informou que será elaborado um plano de segurança, em colaboração com as forças de segurança do estado, com o intuito de mapear os municípios que tradicionalmente têm histórico de violência durante as eleições.

Foto: Portal R10

O foco principal da nova gestão é a organização do pleito eleitoral, envolvendo a logística de distribuição das urnas e a garantia de eleições tranquilas, respeitando o princípio da soberania popular.

Em resposta às perguntas da imprensa sobre a estrutura tecnológica para combater possíveis fake news e deepfakes, o presidente do TRE-PI destacou a criação do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente enfatizou que a grande preocupação do TSE é com a desinformação, pois uma notícia falsa ou um vídeo deepfake podem desequilibrar o pleito e prejudicar um candidato. Para garantir um acompanhamento adequado, cada Tribunal Regional terá seu próprio núcleo.

Urnas eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí conta atualmente com 10.225 urnas modernas, que são 18 vezes mais rápidas do que as utilizadas em pleitos anteriores. Um investimento significativo de cerca de 42 milhões foi feito na aquisição destas urnas. Além disso, o desembargador Erivan adquiriu um novo Data Center moderno de última geração, que consolidará os dados e garantirá mais segurança nas eleições deste ano.

Currículos 

Sebastião Ribeiro Martins, natural de Cristino Castro-PI, de 66 anos, graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí – UFPI em 1979, traz consigo uma extensa experiência na magistratura.

Já ocupou cargos como Juiz de Direito e Juiz Eleitoral em diversas Comarcas do estado, além de presidir a Associação dos Magistrados Piauiense (AMAPI) por dois mandatos consecutivos e atuar como Corregedor Geral da Justiça do Estado do Piauí no biênio 2014/2016.

Promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) em agosto de 2008, foi Presidente daquele órgão por dois anos (2019 e 2020) e ocupou a função de Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TER-PI em períodos anteriores.

Ricardo Gentil Eulálio Dantas, também piauiense, natural de Teresina-PI, 67 anos, graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em dezembro de 1980, tem uma trajetória igualmente notável.

Com passagem por diversas Comarcas do interior do estado como Juiz-Adjunto, além de ter ocupado a função de Juiz da 1ª Zona Eleitoral de Teresina-PI e membro da Corte do TER-PI na categoria de Juiz de Direito.

Sua nomeação como Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí ocorreu em março de 2013, pelo critério de antiguidade.

Fonte: Portal R10

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias