EducaçãoGeral

Piauí vence prêmio nacional de Tecnologia em primeiro lugar

Premiação aconteceu durante o SECOP 2017 – maior evento de tecnologia do Brasil – Foto: Raoni Barbosa

O Piauí demonstrou seu ‘poder de fogo’ na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ao levar pela primeira vez o primeiro lugar no Prêmio e-Gov 2017 (maior premiação nacional do segmento voltada para a gestão pública) com o sistema MobiEduca.Me. Com a vitória, o Estado recebeu um troféu e um cheque no valor de 10 mil reais.

A ferramenta, que possui como principal função combater a evasão escolar através do monitoramento da frequência escolar dos alunos, foi inscrita no concurso pela Agência de Tecnologia da Informação do Piauí – ATI. Já a implantação da solução tecnológica na rede de ensino foi realizada pela Secretaria Estadual de Educação do Estado – SEDUC.

O cumprimento a diversas exigências anunciadas no edital foi o que garantiu o primeiro lugar ao Piauí. Entre as exigências a ferramenta devia estar em pleno funcionamento, dar resultados concretos, promover a inclusão digital, garantir facilidade para ser replicada em outros órgãos prestadores de serviços públicos e muito mais. Todos estes pontos foram analisados e assegurados pela equipe técnica da ATI-PI no ato da inscrição.

Já entre os critérios de avaliação e pontuação analisados o ineditismo, usabilidade e facilidade de acesso, qualidade técnica da iniciativa, segurança e privacidade foram alguns dos pontos levados em consideração pela comissão julgadora do prêmio e-Gov.

O MobiEduca.Me disputou a premiação com mais 87 projetos tecnológicos de todo o Brasil. Dados da Secretaria Estadual de Educação apontam que atualmente o sistema monitora cerca de 135 mil alunos em mais de 300 escolas piauienses dos mais de 265 mil matriculados.

O funcionamento da ferramenta acontece da seguinte maneira: os estudantes recebem uma carteira que deve ser apresentada diariamente ao chegar à escola. Caso o aluno falte, o MobiEduca.Me registra a ausência e envia um alerta aos responsáveis pelos alunos por meio de mensagem de celular.

Para o diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros, o prêmio reforça ainda mais o quanto o Estado do Piauí e a solução de combate à evasão escolar desenvolvida pela empresa Mobimark competem no mesmo nível de qualidade com todos os estados do país.

Premiação aconteceu durante o SECOP 2017 – maior evento de tecnologia do Brasil – Foto: Raoni Barbosa

16º edição – Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov)

O Prêmio e-Gov é uma criação da Associação de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP e do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Acontece anualmente e desde 2002 vem agraciando as melhores iniciativas tecnológicas do Brasil com o objetivo de reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais que modernizam a gestão pública em benefício do cidadão.

Este ano o resultado foi divulgado durante a 45º edição do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública – SECOP, realizado de 13 a 15 deste mês em Porto de Galinhas no Estado do Pernambuco. O prêmio foi recebido pela secretária Estadual de Educação Rejane Dias e pelo diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros, presente à solenidade de entrega do resultado.

Confira os vencedores das premiações anteriores

Ano 2016

* “Vistoria Digital de Veículos”

* “Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – CELEPAR”

Ano 2015

* “Operador Nacional dos Estados: ONE”

* “Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul – RS”

Ano 2014

* “Novo Painel do Fornecedor da Bolsa Eletrônica de Compras do Governo do Estado de São Paulo – BEC/SP” (SP)

Ano 2013

* “Sistema ABM” – Abordagem Móvel de Veículos (RS), desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs)

Ano 2012

* “e-Patentes: Modernização, transparência e inovação no acesso a documentos de patente” – Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) / Diretoria de Patentes (Dirpa)

Ano 2011

* “Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE)” – Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SEE)

Ano 2010

* “Matrícula Integrada com Uso de Celular” – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj)

Ano 2009

* “Projeto Nota Fiscal Paulista – NFP” – Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Ano 2008

* “e-STF Processo Eletrônico” – Supremo Tribunal Federal/DF

Ano 2007

* “Sistema de Marcação de Consultas, Serviços e Regulação de Leitos Hospitalares” – Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc)

Ano 2006

* “Portal Cidadão SP – Poupatempo” – Casa Civil e Prodesp

Ano 2005

* “Sistema Gestor de Compras (SGC)” – Superintendência de Compras e Suprimentos de Mato Grosso do Sul

Ano 2004

* Goiás Digital” – Associação Gestão Administrativa do Estado de Goiás (AGANP)

Ano 2003

* “Acessa São Paulo” – Governo do Estado de São Paulo

Ano 2002

* “Agência Virtual” – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp/SP)

CCom PI

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias