Destaque

CONFIRMADO: Abono Extra do INSS será pago em 2023 – Saiba se você é um dos contemplados!

O abono extra INSS será pago em duas parcelas para grupo específico. Saiba qual.

abono extra INSS é bastante aguardado pelos segurados todos os anos. Afinal, devido às festas de fim de ano e das férias, as despesas aumentam e o valor chega em boa hora.

13 salário INSS é também conhecido por abono natalino. Isso porque, normalmente, o seu pagamento é feito próximo às festividades da época do Natal.

Veja, a seguir, quando o abono extra INSS vai cair na conta dos segurados. Boa leitura.

Importância do décimo terceiro salário

FOTO: REPRODUÇÃO

O 13 salário do INSS tem o objetivo de trazer alívio nas finanças dos aposentados e pensionistas no final de cada ano. Mas o pagamento do valor divide-se em duas parcelas, nos meses de agosto e novembro, para que os aposentados contem com os valores no final do ano.

A base de valor para pagamento desse abono extra INSS é o piso salarial nacional. Portanto, com o salário atual de R$1320,00 esse também é o décimo terceiro salário. Dessa forma, os segurados que recebem o mínimo, irão receber de acordo com o piso nacional.

Todavia, quem recebe acima do mínimo, tem o valor reajustado de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Dessa forma, as parcelas do 13 salário podem ser consultadas na plataforma Meu INSS.

Por trazer esse alívio financeiro, os valores do 13 salário do INSS, desde 2020 estão sendo antecipados, para que os aposentados não tenham que esperar tanto para ter acesso aos valores. Naquela época, foi uma forma de ajudar financeiramente os segurados.

Pagamento abono extra INSS

Em 2023, os pagamentos dos valores do décimo terceiro salário foram antecipados. Portanto, os pagamentos ocorreram em duas parcelas, sendo a primeira em maio e a segunda em junho. No total, foram 30 milhões de aposentados que tiveram a conta recheada com o abono extra INSS.

Entretanto, há pessoas que começaram a receber o benefício após o mês de maio de 2023. Então, para que não haja prejuízos com a espera das próximas parcelas, irão receber os valores devidos em novembro de 2023.

Contudo, a primeira parcela cai em conta até dia 20 de novembro. Todavia, o valor da segunda é até o dia 20 de dezembro.

Fonte: Jornal JF

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias