Destaque

Produção agrícola: Piauí exporta bananas para 4 estados do Brasil

Produção agrícola: Piauí exporta bananas para 4 estados do Brasil
Produção agrícola: Piauí exporta bananas para 4 estados do Brasil

No atual cenário de pandemia, o setor agropecuário nunca parou e segue firme com sua produção, gerando emprego e renda. No Piauí, o Perímetro Irrigado Platôs de Guadalupe, somente com o cultivo de banana, produz uma média mensal de 890 toneladas por mês para o mercado externo e 400 toneladas por mês para o mercado interno.

Administrado pela Associação Central dos Irrigantes do Perímetro Irrigado Platô de Guadalupe (ACEPI), presidida por Erinaldo Luiz da Silva, hoje a área trabalhada no perímetro é de 2.615, 26 hectares e para conclusão da primeira do projeto faltam 525,09 hectares referente ao setor hidráulico. Para segunda etapa do projeto faltam 11.257 hectares e com isso há a conclusão do perímetro irrigado em sua totalidade.

Perímetro irrigado em Guadalupe, no Piauí (Divulgação)
Perímetro irrigado em Guadalupe, no Piauí (Divulgação)

“Falta montagem da infraestrutura de bombeamento de água para os canais de derivação e montagem de tubulações para distribuição de águas nos lotes”, diz o produtor Márcio Polla Conte.

Além de banana, são produzidos no Perímetro Irrigado Platôs de Guadalupe maracujá, goiaba, soja (semente) e milho (grão). São 115 lotes para pequenos produtores, 17 lotes empresarias com três empresas que são a Fazenda Progreso, GBE Empreendimentos e a Agro Kramarczuk.

O irrigante Márcio informa que a produção de banana ultrapassa a 1.200 toneladas/mês de banana, toda comercializada para os mercados externo e interno.

Segundo o irrigante, os produtos cultivados no perímetro são comercializados para os estados do Maranhão, Pará, Tocantins, Macapá, Piauí. “São os nossos maiores consumidores”, diz Márcio, enfatizando que o Platôs de Guadalupe tem impacto direto na geração de emprego e renda ao município”, informa.

Atualmente, com a capacidade atual de produção, o Perímetro Irrigado gera um total de 350 empregos diretos e 900 indiretos. A previsão é que com a conclusão da obra, o impacto na economia pode ser ainda maior.

Fonte: Meio Norte

Comentários Facebook

Artigos relacionados

Fechar
Fechar