São Julião

Professor de São Julião, Francisco de Assis Sousa, recebe título de Cidadania Picoense

A Câmara Municipal de Picos concedeu durante sessão solene realizada na noite de sábado, 26 de agosto, o título de Cidadão Picoense ao professor e escritor sãojuliãoense, Francisco de Assis Sousa.

O título proposto pelo vereador Francisco das Chagas Sousa, o Chaguinha (PTB) foi outorgado pela Casa Legisladora em reconhecimento às contribuições prestadas por Francisco de Assis Sousa à frente da Academia de Letras da Região de Picos, a ALERP.

Professor de São Julião, Francisco de Assis Sousa, recebe título de Cidadania Picoense

“Ser reconhecido pelos méritos que a gente constrói, numa sociedade narcisista como é a do mundo da liquidez tecnológica, é tudo que o ser humano busca e necessita para continuar caminhando. A recepção desta honraria em pouco tempo de trabalho à frente da principal instituição literária da região de Picos foi motivo de surpresa e de uma infinita alegria. Agradeço a Câmara Municipal de Picos pela aprovação do documento que instituiu o prêmio e em especial ao vereador Chaguinha, proponente do Decreto Legislativo. Isso só reforça ainda mais a responsabilidade para com a cultura de Picos e região. Muito obrigado!”, disse o professor e escritor.

Sobre Francisco de Assis Sousa

Francisco de Assis Sousa nasceu no dia 17 de junho de 1971, na cidade de São Julião-PI, filho do agricultor, Valdenor Pereira de Sousa (Inmemoriam), e da dona de casa, Maria Felicidade da Silva Sousa. É professor licenciado em Letras-Português (UESPI), especialista em Linguística (UFPI), Literatura Brasileira (URCA), Planejamento e Política Educacional (URCA), Políticas Públicas e Contextos Educativos (Universidade Lusófona de Lisboa – Portugal). É servidor público efetivo do município de Vila Nova do Piauí e do estado do Piauí, lotado em São Julião, desde 1997.

É colaborador dos jornais Diário do Povo e O Dia, de Teresina-PI, desde 2001. Foi responsável, desde 2001, pelo Blog do prof. Francisco de Assis Sousa, no site de notícias www.tvverdescampossat.com até o ano de 2022. Atualmente é colaborador do site www.portalenoticias.com.br. Como escritor, passeia entre a poesia e a crônica, e já publicou as seguintes obras:

A Margem Esquerda do Rio (poesia, 2007);
Sorria, enquanto é Tempo! (crônicas, 2011);
Filhos do Asfalto (crônicas, 2014);
O visionário (ensaio biográfico, 2014);
Pedras que Cantam (crônicas, 2018);
Minha Vida em Sua Boca e Outros Poemas (poesia, 2019)

Foi eleito para a Academia de Letras da Região de Picos (ALERP), em janeiro de 2017, e empossado, na cadeira de número 06, no dia 11 de março do mesmo ano. Foi eleito presidente da ALERP em 28 de outubro de 2021 e empossado em 07 de janeiro de 2022 com mandato até o final de 2023, podendo ser reeleito. É membro fundador da Academia de Letras do Vale do Riachão – ALVAR.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo