Monsenhor Hipólito

Professor e historiador de Monsenhor Hipólito fará lançamento de livro sobre benzedeiras através de live no Facebook

Professor e historiador de Monsenhor Hipólito fará lançamento de livro sobre benzedeiras

Neste sábado, 05 de setembro, às 19h, ocorrerá no Facebook de Itamar da Silva, o lançamento virtual do livro “Benzedeiras, Fé e Cura no Sertão”, primeiro livro do Professor e Historiador Itamar, de Monsenhor Hipólito, município da macrorregião de Picos.

Participarão do evento, o historiador Luan Cardoso Silva, e os cantores Feliciano Carvalho e Paulo de Tássio, este último irmão do Professor e Historiados Itamar da Silva.

O livro lançado pela Editora Dialética já encontra à vanda do site da editora e também Amazon Kindle.

O ato de benzer é bem dizer – Foto: Reprodução

“Este livro evidencia o protagonismo das mulheres como rezadeiras, curandeiras e agentes de saúde do Programa Saúde da Família. As rezadeiras se inscrevem no âmbito da fé e da cultura popular e, conforme o texto, muitas vezes supriram, ao longo da história, a carência em serviços de saúde pública e gratuita no Brasil. As benzedeiras atuam como intermediadoras entre as pessoas que as procuram e o sagrado. As rezadeiras são portadoras de práticas e saberes específicos de seu ofício, pois há males que não pertencem à classificação de doenças reconhecidas pela medicina convencional. Além disso, há situações em que se considera que a intervenção das benzedeiras é o mecanismo mais eficiente para obtenção da cura. Diversos estudos na área médica reconhecem o papel da fé e da crença nos tratamentos ministrados como um componente que auxilia no processo de tratamento e cura dos pacientes. A fé, o saber popular e o saber médico não se excluem, mas se complementam. Observa-se nas comunidades estudadas a existência de um hibridismo cultural entre práticas de cura popular e a medicina convencional”, ressalta Itamar da Silva.

Sobre o autor

Itamar da Silva Lima nasceu em Picos-PI em 29 de setembro de 1987. Foi coordenador pedagógico e professor de escolas municipais. Atualmente é professor de História na rede pública de ensino do estado do Piauí. Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Especialista em História do Brasil pela Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó-FACEC. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí -UESPI. Pós-graduado em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Educação PROGRAMUS. Apresentou estudos na área de História em diversos eventos acadêmicos e culturais na região Nordeste do Brasil. Itamar da Silva Lima destacou-se durante o curso de graduação na UFPI como um estudante dedicado às atividades acadêmicas. Fez parte de programas de pesquisa, como o de Iniciação Científica Voluntária (ICV), e de programas de formação de professores, como o PIBID.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias