DestaqueGeral

Os modelos Volkswagen que arrastaram multidões

No meio do século passado, a introdução de diversas ofertas passou a ser observada no Brasil, reflexo da expansão econômica promovida no planeta. Desta maneira, as indústrias e marcas atuantes que possuíam um enfoque somente em determinado país, propagaram-se em dimensões mundiais, objetivando estabelecer uma demanda em países diversos e, com isso, se consolidar no segmento em que está inserida. E, nessa perceptiva, é que a Volkswagen ingressou no cenário brasileiro, realizando investimentos em nosso país e contribuindo para a expansão do setor automotivo no país, causando um impacto jamais visto no Brasil.

Atuando no nosso território desde 1953, a fabricante automotiva alemã designou a um galpão na cidade de São Paulo o surgimento da empresa de tanto prestígio nos dias de hoje, sendo este adquirido com o decorrer dos anos. Reconhecida por valorizar seus clientes e zelar pela estrutura de cada automóvel, a Volkswagen notabilizou-se por meio da inovação, sempre apresentando projeções que se diferiram das demais e oferecendo soluções que a garantiam percepção de alta performance e comodidade.

A expressiva liderança de mercado da VW no Brasil

As vendas de produtos fabricados pela marca, por sua vez, evidenciaram o potencial inovador e tecnológico da fabricante alemã. Moldando-se em conformidade com os anseios do consumidor, a fim de supri-los e estimular as fidelizações, a Volkswagen se manteve como líder de mercado no Brasil por mais de 50, representando uma supremacia sobre as concorrentes e atribuindo esse índice bem-sucedido aos diferenciais observados pela empresa.

Imagem: Pexels

A princípio, os Fuscas foram os responsáveis pelo início dessa trajetória exitosa no país, acumulando números expressivos de aquisições no meio do século XX. Posteriormente, as Kombis eram mencionadas como o veículo mais atraente da época, visto que suas características funcionais beneficiavam o transporte de pessoas e cargas. Porém, somente na década de 80 a Volkswagen atingiu uma notoriedade que, definitivamente, a distinguiu das demais fabricantes.

Através do surgimento do Gol, desenvolvido com a incumbência de substituir o Fusca no país, a empresa reforçou seu viés inovador e, mediante um design arrojado para a época, o modelo se sobressaiu por décadas, alcançando uma liderança de mercado no país de 1987 até 2013. Deparando-se com um Gol, o consumidor não hesitava em adquirir o automóvel.

A ausência de inovação e suas consequências

Todavia, os anos se passaram e, aparentemente, a marca havia se acomodado. As inovações pelas quais despertavam o desejo de compra dos veículos da Volkswagen pareciam cada vez mais escassas. Por outro lado, o desenvolvimento de veículos mais modernos, com um design inovador e maior custo benefício, contribuiu efetivamente para o recuo da fabricante alemã em relação à sua participação de mercado.

O Golf e seu papel de resgatar a essência da VW no Brasil

O setor automotivo, alinhado às novas tendências, exigia readequações, diante das exigências da atual demanda. Em virtude disso, a marca reinventou-se e, ofertando o Golf e o Jetta, foi possível resgatar do condutor a sensação de alta performance e conveniência, além de ter um ótimo preço para revenda na Tabela Fipe. Estes carros tornaram-se o sonho de consumo daqueles que prezam por veículos à frente do tempo.

O alavancamento da marca atrelado ao sucesso do Jetta

Nesta esfera, a Volkswagen foi favorecida pela receita oriunda da venda deste modelo, crescendo 21% no Brasil e acumulando mais de 176 mil veículos comercializados no primeiro trimestre de 2019. Na contramão dos demais polos da marca no mundo, o alavancamento da marca na América do Sul culminou com investimentos que, ao término de 2020, resultarão no lançamento de mais 20 novos modelos de automóveis.

Cada vez mais presente nas ruas das principais cidades do país, o Jettaretrata o seu consumo no resto do Brasil, compreendendo elevados índices de aquisições e agindo em prol do crescimento ainda maior da Volkswagen em nosso território.

Gostou deste artigo sobre Os modelos Volkswagen que arrastaram multidões? Não perca tempo e compartilhe-o em suas redes sociais!

Por: Elis Ferreira Ponpuch

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias