Pio IX

Programa Busca Ativa chega a Pio IX e realiza ações para identificar pessoas com Covid-19

Programa Busca Ativa chega a Pio IX e realiza ações para identificar pessoas com Covid-19

O Programa Busca Ativa, da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, chegou nesta terça-feira, 02 de março, ao município de Pio IX promovendo ações de identificação das pessoas que estão com Covid-19 no município.

Durante todo o dia, a equipe do Busca Ativa formada por profissionais da capital, Teresina, em parceria com os profissionais de saúde de Pio IX visitou os principais bairros da cidade realizando testes de pessoas de família dos pacientes infectados e indivíduos que relataram sintomas equivalentes ao da Covid-19.

As ações foram divididas em duas etapas. A primeira, com testagem a domicílio em bairros com maiores incidências de casos e óbitos, e a segunda no centro da cidade, onde o cidadão se deslocava até o local para realizar o exame. O objetivo é evitar que esse público se aglomere no Hospital Municipal Dona Lourdes Mota em busca de um diagnóstico. Atualmente, o município de Pio IX contém 411 casos confirmados e 08 óbitos.

A técnica de enfermagem, Maria Otília, profissional de Teresina, que integra o Programa Busca Ativa, disse que o dia em Pio IX foi bem produtivo.

“Na parte da manhã trabalhamos com o Busca Ativa de casa em casa, e à tarde, atendemos na Praça, com o apoio da equipe de saúde de Pio IX. Nosso objetivo era realizarmos 70 testes no município”, explicou a profissional de saúde.

Segundo o boletim emitido nesta tarde de terça-feira, 02 de março, pela Secretaria de Saúde, o município registou hoje, com o Programa Busca Ativa, 10 novos casos confirmados, sendo que 02 já estavam recuperados.

Sobre o Busca Ativa

O Programa Busca Ativa busca identificar casos da Covid-19 ainda não registrados, permitindo um acompanhamento e tratamento imediato de cada caso.

A ação acontece em parceria com as cidades que assinam um termo de adesão ao programa e passam a receber equipes, testes rápidos e equipamentos de proteção individual (EPIs). Mais de 170 municípios já aderiram ao programa.

Veja imagens das ações em Pio IX:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias