DestaquePiauí

Projeto de deputado do Piauí prevê CNH mais barata para motociclistas de baixa renda

FOTO: REPRODUÇÃO

O deputado federal Florentino Neto (PT-PI) propõe a implantação da Carteira Nacional de Habilitação Social para condutores de moto de baixa renda. A iniciativa tem o objetivo de reduzir os custos para habilitação de pessoas com menor poder aquisitivo. A proposta foi apresentada ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

A implantação da Carteira Nacional de Habilitação Social, via Polícia Rodoviária Federal (PRF), beneficiará condutores comprovadamente de baixa renda facilitando o acesso à habilitação na categoria A (motos de até 160 cilindradas).

“Atualmente permanecem na clandestinidade e, por não terem a capacitação para condução do veículo, tornam a atividade mais perigosa, muitas vezes provocando os mais graves acidentes. A maioria dessas pessoas são simples e optam comprar a moto para trabalhar e consequentemente ficam sem dinheiro para tirar a habilitação. É importante que, junto ao Ministério, possamos melhorar as condições de vida das pessoas mais humildes que precisam trabalhar com dignidade e de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro”, defende o deputado.

As aulas teóricas seriam ministradas em plataforma digital por técnicos da PRF. Já as empresas do ramo de habilitação ficariam responsáveis pela parte prática.

“A implantação da habilitação social é de extrema importância para capacitar o condutor clandestino reduzindo e evitando acidentes graves de alta demanda e custos sociais e financeiros à rede pública hospitalar, além de ajudar na capacitação desse condutor”, destaca Claudio Pizzarollo, inspetor da Polícia Rodoviária Federal que também esteve presente na reunião.

Ascom

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias