MunicípiosPiauí

Em média, 200 mil no Piauí terão que se cadastrar para receber Auxílio Brasil

Em média, 200 mil no Piauí terão que se cadastrar para receber Auxílio Brasil

Em média, 200 mil piauienses que solicitaram o auxílio emergencial pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal terão que se cadastrar para concorrer ao Auxílio Brasil, novo programa do Governo Federal. Roberto Oliveira, que gerencia o programa no estado, explica que para os inscritos no Cadastro Único, bem como quem já recebe o Bolsa Família, a transferência será automática.

“As pessoas que recebiam o auxílio emergencial se inscreveram por aplicativo, recebiam porque tinha o Bolsa Família ou eram inscritas no Cadastro Único. Nesses dois últimos casos, a transferência é automática para o novo programa, mas no caso do aplicativo é necessário fazer esse cadastro para concorrer ao Auxílio Brasil”, explica Roberto Oliveira.

Para o cadastro, a orientação é buscar um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRASs), onde é possível fazer o Cadastro Único e ter acesso também a descontos na tarifa de energia elétrica, isenção de taxa no Enem, concursos públicos, adesão a programas habitacionais entre outros benefícios.

No país, 14,6 milhões de pessoas de baixa renda recebiam o Bolsa Família e a promessa é alcançar a marca de 17 milhões de famílias a partir de dezembro com o Auxílio Brasil. O valor mínimo anunciado é de R$ 400 por 12 meses.

O novo programa substitui o Bolsa Família que, no Piauí, beneficiava 460 mil famílias. Outras 55 mil- que se enquadravam no perfil- estão na fila de espera, de acordo com dados do Consórcio Nordeste. A expectativa agora é que quem cumpre os pré-requisitos passe a ser beneficiário.

“Mensalmente tínhamos R$ 100 milhões que são colocados na economia piauiense por causa do Bolsa Família. Ainda estamos esperando a meta que o Piauí terá que cumprir no novo programa”, completa Roberto Oliveira.

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias