MunicípiosPiauí

Quadrilha é desclassificada de festival no Piauí por gritar ‘Fora Bolsonaro’

Foto: Instagram

A quadrilha Junina Explode Coração, de Duque Bacelar-MA, foi desclassificada de um festival realizado no Cidade Junina, em Teresina, após manifestação contra o presidente Bolsonaro durante a apresentação.

Na ocasião, os quadrilheiros gritaram “Ele Não” e “Fora Bolsonaro”, fazendo com os jurados decidissem eliminar o grupo.

Por meio de nota, a Junina Explode Coração afirma que a temática do grupo este ano “discute e denuncia a LGBTfobia que tira a vida de tantos e tantas em nosso país” e “diante da omissão do atual governo federal” para o enfrentamento de tais violências, entendem que é dever do grupo se posicionar.

Veja a nota na íntegra:

Nota de Repúdio

A Constituição Federal do Brasil, nossa Lei Maior, em seu art.5°, inciso IX, garante que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística e de comunicação, independente de censura ou licença”. No entanto, o evento Cidade Junina (Teresina – PI), a partir de seu regulamento que flagrantemente desrespeita o direito fundamental à livre expressão e manifestação, desclassificou a Junina Exolode Coração em razão de manifestação política.

Nossa Junina, em seu espetáculo deste ano, a partir da temática “Nosso Santo, Nossas Causas”, discute e denuncia a LGBTfobia que tira a vida de tantos e tantas em nosso país, a partir de um enredo de fé e devoção a Santo Antônio, o Santo das Causas impossíveis.

Diante da omissão do atual governo federal para o enfrentamento das violências e demais problemáticas sociais que a LGBTFOBIA impõe ao Brasil; e da obrigação de cobrarmos políticas públicas é que entendemos nosso dever de nos posicionar.

A cultura, historicamente, é instrumento de denúncia dos problemas estrurais que maculam nossa realidade, bem como de resistência e transformação social. Com o São João nao é diferente. As quadrilhas sempre se utilizaram dos tablados e de seus enredos para exercer seu direito constitucional de livre manifestação.

Por isso, repudiamos o evento Cidade Junina que, diante de um regulamento inconstitucional, desclassificou a Junina Explode Coração por ter entoado “Ele Não” e “Fora Bolsonaro”.

Assinam:

– Junina Explode Coração (DUQUE BACELAR – MA)
– Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Maranhão (FEQUAJUMA)

Fonte: Portal R10

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias