São Julião

São Julião terá número recorde de candidatos a vereador; cerca de 40 nomes deverão ser apresentados ao eleitorado

São Julião terá número recorde de candidatos a vereador, cerca de 40 nomes deverão ser apresentados ao eleitorado

Se nenhuma alteração do calendário eleitoral 2020 for efetivada, teremos em 04 outubro deste ano, um panorama eleitoral totalmente diferente dos últimos pleitos em São Julião – PI, município localizado há 391 km da capital, Teresina.

Nova Lei Eleitoral

Pelas novas regras estão proibidas coligações partidárias para eleição proporcional. A nova lei institui uma porcentagem mínima de votos para que um candidato seja eleito, ou seja, só serão eleitos candidatos com votação igual a pelo menos 10% do coeficiente eleitoral de cada município.

Tal lei exige que os partidos atinjam o coeficiente eleitoral para poderem disputar as vagas das médias. O fim das coligações proporcionais além de esvaziarem os pequenos e médios partidos, provocou uma migração partidária intensa para as grandes agremiações e consequentemente deverá aumentar também o número de candidatos ao legislativo.

Veja como fica a disputa para vereador em São Julião – PI

Em São Julião ao que tudo indica, teremos uma participação bem mais efetiva das redes sociais nas eleições deste ano. O Portal É Notícias apurou que pelo menos 40 nomes serão apresentados ao eleitorado para a disputa das nove vagas.

O PSC e o PMN, segundo apurou nossa redação foram desativados.

O MDB que atualmente possui um dos assentos no legislativo com o vereador Tarcilo Rocha, o Tatá, não apresentará candidato a vereador este ano. Tatá vai apoiar seu parente, o advogado Júnior Rocha que recentemente se filiou ao PSB.

O PSD informou nossa redação que também não apresentará postulantes.

O PPS, atualmente Cidadania, partido do atual vice-prefeito Sodson Rocha também não apresentará candidatos.

O PSB que atualmente detém do cargo de Prefeito com o médico Dr. Jonas e conta com 4 dos atuais 9 vereadores deverá apresentar cerca de 14 candidatos, respeitando o número de vagas destinadas à candidatas do sexo feminino

O PT pertencente ao grupo de oposição liderado pelo ex-prefeito José Neci deverá apresentar 14 nomes.

O Progressistas, segundo o vereador Renaldinho, está com 08 nomes confirmados, mas espera lançar ao menos 10.

O PSDB que possui um dos assentos na Câmara Municipal com a vereadora Antônia Maria disse que até agora não decidiu se apresentará postulantes ao legislativo.

Somatório

Esse total de 38 nomes indicados acima ainda pode ser ampliado, mesmo assim, já representa um número bem maior que o das eleições de 2016, onde apenas 26 nomes concorreram para vereador no município de São Julião – PI.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias