DestaqueEducação

Professora da UFPI vence prêmio nacional de educação

Professora da UFPI vence prêmio nacional de educação

Uma experiência positiva na área da educação desenvolvida pela professora do curso de Pedagogia da UFPI, Hilda Mara Araújo, foi a vencedora do prêmio nacional promovido pela Fundação Carlos Chagas para valorizar projetos bem sucedidos na área de alfabetização de crianças. O projeto do Piauí concorreu com outras 91 iniciativas de todo o país, sendo que 10 delas foram considerados finalistas e somente três foram selecionados para a premiação. Uma dessas três é a da Universidade Federal do Piauí.

O Programa de Educação Tutorial, coordenado pela professora Hilda, estimula os alunos do curso de Pedagogia a desenvolverem iniciativas na área de educação básica. No caso do projeto que levou o prêmio da Fundação Carlos Chagas, os professores trabalharam com duas escolas da zona rural de Teresina, onde havia sérios problemas de distorção idade/série –  as escolas Santa Teresa e Nossa Senhora do Amparo. Lá, foi constatado que havia crianças com idades entre oito a dez anos que ainda não sabiam ler e escrever.

O projeto passou a adotar experiências lúdicas e participativas que despertassem o interesse das crianças para a prática de leitura e da escrita. Uma dessas atividades era elaborar uma receita de salada de frutas. Os alunos levavam as frutas colhidas no quintal de casa e eram estimulados a escrever os nomes dessas frutas, por meio de repetição, ditado e outras estratégias. Assim, brincando, eles despertavam o gosto pela leitura e sentiam a necessidade de ter o domínio sobre as palavras dos produtos que eram utilizados na atividade.

O Piauí mostra, mais uma vez, seu potencial criativo que leva a conquistas na área da educação. Quando mais crianças aprendem a ler e a escrever corretamente, o Estado todo sai ganhando. De parabéns, portanto, a professora Hilda, a Universidade Federal do Piauí e toda equipe do curso de Pedagogia.

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias